Realização

 

 

 

 
 
 
Patrocínio

 

 

Programação

Dirigido a gestores, pesquisadores, fornecedores e profissionais de TI, o Fórum RNP será um espaço de debates sobre segurança e privacidade, serviços de informação e colaboração, governança e liderança, redes e novas tecnologias, capacitação, legislação e regulamentação.

Veja abaixo a grade preliminar de programação do evento. Em breve, outras informações serão acrescidas.

 INSCREVA-SE NO EVENTO

14.08 | Terça

[08:00 - 09:00]  


Recepção do Hotel
Registro e credenciamento


Sobreloja
08:30 Café de boas-vindas



[09:00 - 09:50]  


Auditório Minas Gerais
Optical Network Services for emerging Ultra High Definition applications    

Proferida em inglês, esta apresentação aboradrá os seguintes tópicos: 1. The emergence of UHD and how it delivers better quality to users compared to HD and other digital formats. We will identify the key formats which are 4K and 8K, and discuss their characteristics 2. We will discuss the initiatives which we are currently involved in i.e. VISIONAIR and the JANET UK UHD Showcase. In this, we will discuss the emerging applications and their relevance to labs/universities and also industry. 3. Finally, we will discuss some activities which we are working on in the research group towards deploying intelligent optical network services to support these emerging UHD applications.

Palestrante(s): Okung-Dike Ntofon (Universidade de Essex)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p2ay2523b5w/

Salão Ouro Preto
O que as universidades estão contratando de serviços de cloud computing?    

Os serviços de cloud computing oferecidos pelo mercado têm sido um atrativo para diversas instituições de ensino superior. Essa sessão apresenta exemplos no uso de serviços específicos por essas instituições.

Palestrante(s): Cesar Augusto RIbeiro (UOLDIVEO)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p6jq0tplhgn/


[09:50 - 10:00]  intervalo



[10:00 - 10:50]  


Auditório Minas Gerais
Tecnologia aplicada à Educação Pública: Infraestrutura e desafios para uma utilização efetiva    

Equipamentos como microcomputadores, computadores interativos, tablets, laptops educacionais e lousas digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia de professores e estudantes. O investimento massivo do Governo Federal em novas tecnologias, em parceria com estados e municípios, tem vencido a questão da disponibilidade, ao passo que se apresentam os desafios relativos à infraestrutura de suporte e ao uso efetivo das novas tecnologias a serviço da educação pública. Nesse cenário de demanda crescente por hardware, tráfego e serviços, tecnologias como cloud computer, virtualização e gerência ativa, entre outras, são necessárias para a implantação efetiva das TIC nas escolas. Para fazer o melhor uso destas tecnologias, é preciso compreender o ambiente escolar em sua necessidade de infraestrutura, e também a importância da formação de mão de obra qualificada para o suporte ao uso delas, que têm se mostrado dificuldades quase intransponíveis. É preciso criar estratégias e desenvolver uma cultura que viabilize a implantação das tecnologias no ambiente escolar e forneça um suporte cada vez mais simples e eficiente.

Palestrante(s): José Guilherme Moreira Ribeiro (FNDE)
Slides  pdf file  

Salão Ouro Preto
Cloud Computing no Brasil: desafios, marco regulador, riscos legais, obrigações dos prestadores de serviços e direitos dos contratantes    

Serviços e facilidades disponíveis em qualquer lugar do planeta: o conceito de cloud computing desafia o atual modelo jurídico baseado em legislações locais. Questões como localização geográfica dos dados, privacidade, disponibilidade, segurança, riscos contratuais e aspectos legais para cloud computing tornaram-se uma preocupação dos governos. Estados Unidos e Europa estão discutindo regras que estabeleçam garantias aos que vendem e compram este tipo de serviço. O Brasil iniciou o debate de propostas para ter seu marco legal para nuvem. As ações em andamento e os principais desafios do Brasil no tema serão tratados nesta sessão.

Palestrante(s): Leandro Bissoli (Patricia Peck Pinheiro Advogados) , Omar Kaminski (IBDI)
Slides  pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p3z7f2wimgc/


[10:50 - 11:00]  intervalo



[11:00 - 12:20] Painel de abertura


Auditório Minas Gerais
Tecnologia na Educação: educação superior, computação e redes avançadas

Palestrante(s): Virgílio Almeida (SEPIN/MCTI) , Amaro Lins (SESU/MEC) , Nelson Simões (RNP)
Slides  pdf file  


[12:20 - 14:00]  Almoço



[14:00 - 14:50]  


Auditório Minas Gerais
Mobilidade: o que vem pela frente?    

Algumas preocupações com mobilidade são semelhantes em qualquer parte do mundo, como: segurança, legislação e governança. Esta trilha tem como objetivo explorar as possibilidades atuais de mobilidade para os alunos, professores e pesquisadores nos campi e as tendências neste assunto que estão sendo estudadas no Brasil e no mundo.

Palestrante(s): Brook Scholfield (TERENA) , Bruno de Carvalho Ramos (ANATEL) , Leandro Bissoli (Patricia Peck Pinheiro Advogados) , Fátima Chimentão (Consultora)
Slides  pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p8uo2x45g1j/

Salão Ouro Preto
Tecnologias na educação: políticas, pesquisa e formação    

A proposta desta sessão é promover uma reflexão sobre o uso das tecnologias móveis de informação e comunicação nas escolas públicas, evidenciado em projetos e programas de iniciativa do governo brasileiro com ênfase nas políticas e contextos, a formação dos educadores das escolas e a pesquisa correlata; as dificuldades, avanços e desafios enfrentados. Serão apresentados casos de sucesso de escolas onde é desenvolvido o projeto Um Computador por Aluno (UCA), entre eles: - O uso de videoconferência na formação de professores das instituições de ensino da região norte, parcerias vinculadas com a Unicamp; - Tecnologia e inovações na educação e os caminhos de institucionalização como política pública: potencializando uma cidade educadora viabilizada pela computação 1-1; - Contextos convergentes na educação mediatizada pelas tecnologias digitais: casos de escolas de Tocantins e São Paulo.

Palestrante(s): Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC/SP) , José Armando Valente (Universidade Estadual de Campinas) , Maria Helena Cautiero Horta Jardim (UFRJ)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p9trevk5e63/

Salão Caxambu
Integração de ações de saúde através das redes acadêmicas    

É inegável, em qualquer parte do mundo, o domínio do conhecimento em saúde concentrado em hospitais universitários e de ensino, institutos de pesquisa, faculdades e universidades de saúde. Até duas décadas atrás, não havia tecnologias com preços acessíveis para que este conhecimento fosse disponibilizado, independentemente da situação geográfica. Hoje, essa questão merece máxima atenção das autoridades da saúde. Como integrar de forma eficaz as ações de melhoria da saúde e do ensino em saúde, e reforçar as pesquisas colaborativas para aproveitar os avanços tecnológicos e participar do mercado mundial do conhecimento prático e científico em saúde?

Palestrante(s): Jeanne Liliane Marlene Michel (MEC) , Mauricio França (FINEP) , Fernando Menezes (MS) , Luiz Ary Messina (RNP)
Slides  pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p7fmi8i9tid/


[14:50 - 15:00]  intervalo



[15:00 - 15:50]  


Auditório Minas Gerais
Keynote

Palestrante(s): Silvio Meira (C.E.S.A.R)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p2lkvy3d5ye/


[15:50 - 16:20]  Coffee-break



[16:20 - 17:20]  


Auditório Minas Gerais
Lançamento do serviço eduroam no Brasil    

A proposta da sessão é divulgar o novo serviço de Gestão de Identidade do catálogo de serviços da RNP. O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça esta facilidade como provedora de serviço. Os palestrantes darão uma visão de como o serviço será oferecido pela RNP e seus benefícios (Leandro Guimarães), como foi desenvolvido no Brasil, no âmbito de grupo de trabalho da RNP (Luiz Claudio Schara), do desenvolvimento e utilização na América Latina (José Luiz Quiroz) e de como nasceu e novas perspectivas a nível global (Brook Scholfield). Parte da apresentação será em inglês e espanhol.

Palestrante(s): Brook Schofield (TERENA) , José Luiz Quiroz Arroyo (INCTEL) , Luiz Claudio Schara Magalhaes (UFF) , Leandro Guimarães (RNP)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file   pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p65jl22mfbf/


15.08 | Quarta


[08:30 - 09:00]  


Sobreloja
Café de boas-vindas



[09:00 - 09:50]  


Auditório Minas Gerais
Computação em nuvem – olhando ao redor: Amazon Web Services (AWS)    

Em 2006, a Amazon começou a oferecer serviços de infraestrutura de TI para empresas por meio de serviços web: Amazon Web Services (AWS). Atualmente, a AWS oferece uma plataforma de infraestrutura confiável, escalável e de baixo custo na nuvem, que potencializa centenas de milhares de empresas em 190 países ao redor do mundo, com datacenters localizados nos EUA, Europa, Brasil, Cingapura e Japão.Esta sessão apresentará uma visão dos serviços oferecidos pela AWS no Brasil desde o final do ano passado.

Palestrante(s): José Papo (Amazon)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p68do6w6ccy/

Salão Ouro Preto
Redes de conhecimento, inovação e geração de valor sustentável    

No atual contexto econômico e social, caracterizado pelos fenômenos de globalização, hipercompetição, crescimento exponencial da geração e do acesso à informação, redução dos ciclos de vida de produtos, serviços e processos, as organizações de todos os portes e tipos estão sendo desafiadas a transformar sistemicamente seus modelos de gestão, para fazer frente a um cenário de constante mutação das conjunturas socioeconômicas, sem nunca perder de vista a fundamental sustentabilidade de toda ação empreendida. Nestas circunstâncias, inovar de forma constante e processual, para criar valor ao mesmo tempo sob as óticas econômica, social e ambiental, para todas as partes interessadas de uma determinada iniciativa, tornou-se um fator decisivo de crescimento com responsabilidade. Por este motivo, muito tem se falado a respeito da importância do foco estratégico, da identidade corporativa e da governança, da valorização dos ativos intangíveis, e, em particular, da fundamental necessidade de desenvolver uma capacidade processual de inovar, garantindo que a organização possa, sempre que necessário, se reposicionar em termos estratégicos. O que significa, porém, “inovar” em uma organização de um ponto de vista prático e concreto? Como efetivamente criar nas organizações do novo milênio uma capacidade sistemática de transformar ativos intangíveis em resultados e crescimento sustentáveis? Qual a importância do diálogo, das mídias sociais e da construção e gestão de parcerias, em particular entre universidades e empresas, para inovar? Como finalmente desenvolver uma cultura organizacional propícia a uma colaboração intra e inter-organizacional, e criação conjunta de experiências? A apresentação visará desmistificar o processo de inovação, sob a ótica das redes colaborativas de conhecimento, ilustrando com casos concretos os elementos de uma capacidade sistemática de “transformar novos conhecimentos em resultados sustentáveis”.

Palestrante(s): Filipe Cassapo (SENAI/FIEP)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/pzg3dxq4kb/

Salão Caxambu
AS-UFPA: relato de experiência da implantação do Sistema Autônomo da UFPA    

Em 2011, a UFPA iniciou um processo de implantação de seu próprio Sistema Autônomo (AS), motivada pela participação em trocas locais de tráfego (projeto PTTMetro) e aumento de sua autonomia em termos de política de roteamento. Conectada à rede da RNP, a UFPA atende a mais de 48 mil alunos em Belém e demais campi no estado do Pará. O processo de migração gradual e cuidadoso para o novo cenário foi encerrado em maio de 2012, após um ano e meio. A sessão consiste em um relato da experiência das diversas etapas envolvidas no processo de implantação. Serão abordados tópicos como: obtenção de ASN e bloco portável, planejamento e estratégia de migração de rede, interação com a RNP, processo de renumeração interna, migração de sistemas acadêmicos e desafios encontrados no processo. O objetivo é apresentar uma análise realista do processo, mostrando as soluções utilizadas, as técnicas empregadas e principalmente os problemas identificados. Em decorrência, outras instituições poderão se valer deste relato como base para planejar suas próprias estratégias de implantação, caso venham a se tornar um AS.

Palestrante(s): Adenilson Raniery Sarges Pontes (PoP-PA/RNP) , Hugo Pereira Kuribayashi (UFPA)
Slides  pdf file   pdf file  


[09:50 - 10:00]  intervalo



[10:00 - 10:50]  


Auditório Minas Gerais
Expectativas no uso de cloud computing para educação e pesquisa    

Nuvem privada, pública, híbrida ou comunitária? Armazenamento, desenvolvimento ou aplicações? O que migrar e quando? Esta sessão propõe uma reflexão sobre as expectativas e desafios no uso de cloud computing para educação e pesquisa.

Palestrante(s): Jussara Issa Musse (UFRGS) , José Guilherme Moreira Ribeiro (FNDE) , Francisco Brasileiro (UFCG) , Liane Tarouco (UFRGS) , Alberto Wester (MAST)

Salão Ouro Preto
O valor dos processos de negócio na execução da estratégia organizacional    

O grande desafio das organizações talvez não seja formular suas estratégias, mas colocá-las em ação, executá-las. Neste contexto, torna-se vital entender de forma ampla os processos de negócio e de que forma eles devem ser gerenciados. Este painel apresentará o conceito e a proposta de valor destes elementos, e promoverá o debate sobre as características e contribuições de duas classes de processos de negócio que estão nos alicerces da gestão organizacional: os processos da governança de TI e aqueles que tratam da gestão de portfólio, programas e projetos. Moderador: Claudio Cruz (TCU)

Palestrante(s): Gart Capote (ABPMP Brasil) , Marcelo Cota (PMI-DF) , Ian Lawrence Webster (ISACA-DF)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p1m4skxamjl/

Salão Caxambu
IPv6 – Disseminação do serviço entre instituições usuárias da RNP    

Desde o ano de 2005, a RNP disponibilizou nativamente o serviço de IPv6 para a sua comunidade usuária; entretanto, percebe-se uma baixa utilização, a despeito das inúmeras ações de disseminação. Com a escassez de blocos IPv4 em algumas regiões do planeta, o ano de 2012 foi definido como crucial para a adoção do IPv6, segundo a Internet Society. Assim, em junho houve um grande evento pela disseminação do novo protocolo, conhecido como World IPv6 Day, que contou com o apoio do NIC.br e a adesão de alguns pontos de presença da RNP. Durante esta sessão serão apresentados os motivos da adoção do IPv6 pelas instituições conectadas ao backbone da RNP e os aspectos práticos relacionados à sua adoção. A mesa será formada por um representante de ponto de presença da RNP e um representante do NIC.br.

Palestrante(s): Antonio Marcos Moreiras (NIC.br) , Ítalo Valcy (UFBA)
Slides  pdf file   pdf file  


[10:50 - 11:00]  intervalo



[11:00 - 12:20]  


Auditório Minas Gerais
TERENA Trusted Cloud Drive pilot    

Explorar possíveis cenários para implantação de um serviço de armazenamento confiável para redes de educação e pesquisa nacionais (NRENs); este é o objetivo do projeto piloto em andamento na TERENA (Trans-European Research and Education Networking Association), sendo construído sobre uma plataforma de software federado, que oferece a capacidade de facilmente se conectar a diferentes back-ends de armazenamento (nuvem privada e pública), armazenando os dados dos usuários de forma segura e privada na nuvem, graças à separação de dados de armazenamento e metadados, bem como a funcionalidade de criptografia incorporada. Esta apresentação será realizada pelo responsável pelo desenvolvimento do projeto TERENA Trusted Cloud Drive Pilot, Péter Szegedi (TERENA Project Development Officer), também envolvido em diversas ações dos Task Forces e projetos técnicos de TERENA. Apresentação em inglês.

Palestrante(s): Péter Szegedi (TERENA)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p95no3vv3o7/


[12:20 - 14:00]  Almoço



[14:00 - 14:50]  


Auditório Minas Gerais
Redes avançadas, o desafio de implantação e sustentação    

Qual o papel da academia nas ações de inclusão digital no Brasil? Trata-se de um espaço para diálogo sobre o projeto, implantação e gestão de infraestrutura de redes, destacando o papel da academia na difusão de conhecimento para a inclusão digital no Brasil. Um espaço para a visão de caminhos de apoio da comunidade de redes ao PNBL, com desdobramentos que propiciem o desenvolvimento tecnológico nacional em conjunto com a política de inclusão digital brasileira e com a colaboração das secretarias de CT dos governos estaduais, do Ministério das Comunicações, da Telebrás e outras operadoras.

Palestrante(s): Lygia Pupatto (Ministério das Comunicações) , Caio Bonilha (Telebras) , Fernando Carvalho (ETICE) , Eduardo Setton (Consecti) , Eduardo Grizendi (RNP)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p9h00pdncp3/

Salão Ouro Preto
A experiencia da HP com a Internet2 e a visão Microsoft de serviços em nuvem para educação e pesquisa    

A estruturação e uso de uma nuvem computacional demanda planejamento na busca de arquiteturas e soluções que permitam respostas rápidas às necessidades do negócio, viabilizando os benefícios de agilidade e flexibilidade. Essa sessão trará a visão de dois players de mercado responsáveis pela oferta de soluções para montagem de nuvem: HP e Microsoft, com a oferta de serviços para educação e pesquisa. Adicionalmente, pretende-se ter uma visão geral sobre o serviço oferecido pela HP, em conjunto com a SHI, à Internet2 – a rede americana de educação e pesquisa – no âmbito da Internet2 NET+ Services.

Palestrante(s): Cristiano Monteiro (HP) , Thelmo Martins (Microsoft Brasil)
Slides  powerpoint file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p4ur53ermvq/

Salão Caxambu
Artes, Ciências e Tecnologias da Informação: qual o papel que uma rede avançada pode ter nesta interseção?    

A atividade é essencialmente um painel de projetos e pesquisas que articulam os campos das Artes, Ciência e Tecnologia desenvolvidas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). O objetivo é conhecer as experiências e identificar a contribuição que uma rede avançada de ensino e pesquisa pode dar a estas iniciativas. Além dos expositores serão convidados para esta atividade gestores de políticas públicas do sistema MinC (Ministério da Cultura), de maneira que estes conheçam as experiências e assim visualizem/imaginem possíveis ações no âmbito da cooperação estabelecida com o MCT e a RNP. Vale observar que no conjunto do sistema MinC encontra-se a Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição que tem como missão o desenvolvimento de políticas de fomento às linguagens artísticas (música, teatro, dança, circo e artes visuais) e cujas as unidades vêm sendo conectadas às redes metropolitanas (Redecomep) e Ipê. Unidades que contam com auditórios, teatros, galpões e outros tipos de espaços destinados a espetáculos e experiências cênicas. A ocupação e os usos efetivos destes espaços dependem de uma interação mais profunda, tanto da Funarte quanto da RNP, com a comunidade de pesquisa que já explora a interseção entre os campos das artes, ciências e tecnologias da informação.

Palestrante(s): Danillo Barata (UFRB) , Daniel Quaranta (UFJF) , Cleomar Rocha (UFG) , Laurita Salles (UFRN) , Ivani Santana (UFBA) , Alvaro Malaguti (RNP)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p67o5emgxli/


[14:50 - 15:00]  intervalo



[15:00 - 15:50]  


Auditório Minas Gerais
Realizar a gestão da estratégia é liderar mudanças. Como os líderes estão gerindo as organizações?    

Materializar a visão de futuro de uma organização requer gestão de uma estratégia. Em última instância, realizar esta gestão é cuidar de uma agenda de transformações. Mudanças que precisam ocorrer, caso contrário a organização permanecerá onde está. Portanto, realizar a gestão da estratégia significa liderar mudanças. Este painel apresentará o resultado de uma recente pesquisa que revelou o novo papel dos líderes no ambiente atual de constantes mudanças, e também apresentará casos de sucesso na implantação de modelos de gestão da estratégia relatados por seus próprios líderes.

Palestrante(s): Domingos Manfredi Naveiro (INT) , Fanny Schwarz (Symnetics)
Slides  pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p4ha84c02n0/

Salão Ouro Preto
Expresso em Nuvem: Uma experiência do Governo Brasileiro em cloud computing    

A palestra discorre sobre o caso de migração da suite de comunicação Expresso, utilizada pelo Serpro e diversos clientes dentro do Governo, para um ambiente de Nuvem privada dentro do Serpro. Apresenta o que é o Expresso, conceitos de nuvem utilizados para a migração do ambiente e relações entre a migração do ambiente do Expresso e estes conceitos. Demonstra o processo a ser considerado, lições aprendidas, e dificuldades encontradas.

Palestrante(s): Frederico Camara (SERPRO)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p8epu7e0w8r/

Salão Caxambu
Artes, Ciências e Tecnologias da Informação: qual o papel que uma rede avançada pode ter nesta interseção? (cont.)    

Continuação da sessão anterior.

Palestrante(s): Danillo Barata (UFRB) , Daniel Quaranta (UFJF) , Cleomar Rocha (UFG) , Laurita Salles (UFRN) , Ivani Santana (UFBA) , Alvaro Malaguti (RNP)


[15:50 - 16:20]  Coffee-break



[16:20 - 17:20]  


Auditório Minas Gerais
Visualização remota de aplicações avançadas usando portais colaborativos com middleware SAGE    

Em diversas áreas da ciência são necessárias ferramentas de visualização de alta definição para a interpretação do grande volume de dados produzidos por sensores, simulações e experimentos. Ao integrar estas ferramentas de visualização com redes de alta velocidade, abrem-se novas possibilidades para o trabalho colaborativo em alta definição, não somente no domínio das ciências como também em outros domínios, como o das artes. O objetivo da demonstração é promover o uso de portais de visualização com o middleware SAGE (Scalable Adaptive Graphics Environment), através da exibição ao vivo de uma videoconferência entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Laboratório de Visualização Eletrônica (EVL) da Universidade de Illinois, Chicago, que apresentarão ao público o potencial da ferramenta. Parte da apresentação será em inglês.

Palestrante(s): Tereza Cristina Carvalho (LARC/USP) , Maxine Brown (University of Illinois at Chicago) , Michael Stanton (RNP)
Slides  powerpoint file  


16.08 | Quinta


[08:30 - 09:00]  


Sobreloja
Café de boas-vindas



[09:00 - 09:50]  


Auditório Minas Gerais
Segurança e Privacidade: Impacto das regulamentações, normas e leis na comunidade acadêmica    

Ao longo dos últimos anos, instruções normativas e suas correspondentes normas complementares têm sido promulgadas pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSI/PR), com o objetivo de prover diretrizes e disseminar a cultura de segurança da informação nos órgãos da administração pública, incluindo as universidades federais. Esta sessão reunirá representantes do Gabinete de Segurança Institucional e do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo em vista o trabalho articulado que o DSIC/GSI vem desenvolvendo junto à Secretaria de Tecnologia da Informação do TCU (Sefti/TCU), com o intuito de promover a adoção de boas práticas de segurança. Uma excelente oportunidade para dialogar com importantes atores sobre os impactos deste acervo legal na comunidade acadêmica.

Palestrante(s): Raphael Mandarino Junior (DSIC/GSI/PR) , Marcio Rodrigo Braz (Sefti/TCU)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p9p5irbt3cq/

Salão Ouro Preto
Inovação aberta: um caminho para a integração indústria-universidade    

Fluxo aberto entre empresa e mercado é o que estabelece o conceito de inovação aberta. Como isso pode acontecer no contexto do relacionamento empresa-universidade? Que condições devem ser estabelecidas? Quais são as oportunidades e os benefícios, e os desafios e pontos de atenção para ambos? Que casos de sucesso encontramos no Brasil? Qual o caminho das pedras para usar o modelo? A palestra abordará estas e outras questões fundamentais sobre o modelo de inovação que pretende acelerar e maximizar resultados para todas as partes envolvidas.

Palestrante(s): André Saito (SBGC/Centro de Open Innovation Brasil)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p4gkpc2anvk/

Salão Caxambu
Cloud Computing para ensino e pesquisa: propostas, perspectivas, desafios e oportunidades    

A estruturação de uma nuvem computacional para ensino e pesquisa envolve questões diversas como a capacitação e disponibilidade de recursos humanos especializados, o tipo de arquitetura, assim como a necessidade de um modelo e a sua sustentabilidade. Essa sessão propõe uma reflexão sobre esses assuntos

Palestrante(s): Karin Breitman (PUC-Rio/EMC) , Rodrigo Assad (USTO.RE) , Giorgio Simonato Jr (RNP)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p6p1fqbtnms/


[09:50 - 10:00]  intervalo



[10:00 - 10:50]  


Auditório Minas Gerais
Acesso à informação como direito humano fundamental    

Esta sessão apresentará a relevância da institucionalização de instrumentos para o acesso à informação para evitar o abuso de poder e reconhecer o acesso a informações públicas como um direito humano fundamental.

Palestrante(s): José Carlos Vaz (USP) , Delfino Souza (SLTI/MPOG) , Alexandre Sampaio (Artigo 19)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file  

Salão Ouro Preto
Modelo de gestão para resultados em organizações públicas    

Orientar‐se para resultados não é apenas possuir uma boa estratégia; é buscar mobilizar as organizações e pessoas a realizá‐la. A questão é de que forma organizações e pessoas são orientadas para resultados. É com este foco que nesta palestra será apresentado o modelo de gestão matricial que integra políticas de gestão, agenda estratégica, acordos de resultado, estruturas, processos, projetos, monitoramento e avaliação, que vem sendo amplamente aplicado em organizações públicas.

Palestrante(s): Humberto Martins (Instituto Publix)
Slides  pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p340gejj5jr/

Salão Caxambu
Combate à atividade maliciosa na rede acadêmica: uma responsabilidade compartilhada    

Em 2011, foi atingido um número recorde no total de incidentes tratados pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS/RNP), grupo que atua no tratamento de incidentes de segurança que envolvem instituições acadêmicas; foram contabilizados aproximadamente 320 mil incidentes de segurança. Na mesma direção, resultados da última pesquisa de segurança conduzida pelo CAIS revelaram carências nas instituições acadêmicas e de pesquisa, no que diz respeito à gestão da segurança da informação. Na visão do CAIS, este cenário só poderá ser mudado através da execução de ações coordenadas de forma conjunta. Esta mesa, portanto, convida os principais atores da comunidade acadêmica – RNP, PoP, universidade – a compartilhar suas experiências e resultados obtidos na área de segurança, e também a dialogar sobre as principais dificuldades e desafios encontrados no desenvolvimento destas ações. Através deste importante debate, a RNP busca colher subsídios para planejar, direcionar e priorizar as suas ações na área de segurança de forma mais efetiva, além de identificar ações que possam ser desenvolvidas em conjunto com a comunidade acadêmica. Moderador: Atanaí Ticianelli (RNP)

Palestrante(s): Luiz Claudio Mendonça (UFBA) , André Gerhard (USP) , Leandro Bertholdo (PoP-RS) , Omar Kaminski (IBDI) , Liliana Solha (RNP) , Jussara Musse (UFRGS - CGTIC/ANDIFES)
Slides  pdf file   pdf file   pdf file   pdf file   pdf file   pdf file  
Assista em   http://webconf2.rnp.br/p4wiy331gc5/


[10:50 - 11:00]  intervalo



[11:00 - 12:20]  


Auditório Minas Gerais
Panorama da gestão da identidade no Brasil    

Nesta sessão debateremos o cenário de gestão de identidade no Brasil, envolvendo a visão ICP Brasil com Renato Martini, acadêmica e de pesquisa pelo Prof. Ricardo Custódio da UFSC e a gestão de um serviço de PKI, Public Key Infrastructure - Infraestrutura de Chaves Públicas por Leandro Guimarães da RNP. Além do âmbito de infraestrutura de chaves públicas, também abordaremos o serviço de federação (CAFe) e seus desafios, benefícios e evolução apresentado por Noemi Rodriguez, juntamente com a gestão deste tipo de serviço para a comunidade acadêmica. Caso tenha interesse em aprofundar este assunto assista a 1ª Reunião do SIG de Gestão de Identidade no dia 16/8, de 14h às 18h.

Palestrante(s): Renato da Silveira Martini (ITI) , Ricardo Felipe Custódio (UFSC) , Noemi Rodriguez (RNP)
Slides  pdf file  

Salão Caxambu
Combate à atividade maliciosa na rede acadêmica: uma responsabilidade compartilhada    

Continuação da sessão anterior.

Palestrante(s): Luiz Claudio Mendonça (UFBA) , André Gerhard (USP) , Leandro Bertholdo (PoP-RS) , Omar Kaminski (IBDI) , Liliana Solha (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) , Jussara Musse (UFRGS - CGTIC/ANDIFES)