Notícias




Instituições compartilham experiências de excelência em gestão


Duas instituições de referência em gestão de saúde, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto da Criança, também da USP, foram convidadas para compartilhar suas experiências gerenciais na sessão de Governança e Liderança, no terceiro dia do III Fórum RNP.

A coordenadora do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Maria Eulália Lessa, apresentou o Programa Compromisso com a Qualidade, implementado pela unidade para melhorar o seu atendimento médico-hospitalar. “Para isso, todo objetivo estratégico foi traduzido em ações. O engajamento de todos foi um dos motivos de sucesso”, afirmou.

Maria Eulália ainda lembrou que a instituição obteve reconhecimento por sua preocupação com o gerenciamento ambiental. “Temos uma área responsável pela gestão de todos os resíduos produzidos e recebemos um prêmio por ser um hospital amigo do meio ambiente”, informou.

Segundo a assessora de qualidade e gestão de riscos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, Sara Diniz, o Programa Nacional de Gestão em Saúde foi adotado pela instituição. Ela afirmou que um dos fatores de sucesso foi a escolha de avaliadores externos e internos para a visita aos diferentes institutos do Hospital das Clínicas da universidade. “Passamos a nos conhecer. Estávamos perdendo as boas práticas que já aconteciam nos outros institutos”, avaliou.

Com esse trabalho, o Instituto da Criança venceu o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde na categoria prata em 2007/2008. “Acredito que alcançamos esse grau de maturidade. Tivemos uma visão sistêmica e começamos a ver o instituto como um todo. Quanto aos resultados, não basta aparecer, é preciso comparar os resultados com os melhores do mercado”, declarou Sara.