Programação

Dirigido a profissionais e fornecedores de TIC, pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, o evento terá como tema e-Saúde. Tratará de forma ampla assuntos de relevância como governança e liderança, cloud computing, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias, além de trazer palestras internacionais abordando ações e iniciativas desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela EDUCAUSE, associação norte-americana sem fins lucrativos cuja missão é promover o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação. Também serão apresentadas demonstrações sobre o uso aplicado de tecnologias da informação e comunicação na área de saúde. 

Conheça a programação do evento.

 

 

[08:00 – 09:00]

Registro e credenciamento

 

[08:30 – 09:00]

Café de boas-vindas

 

[09:00 – 11:10]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Raffaello

Moderador: Luiz Ary Messina (Rute/RNP)

Esse painel pretende apresentar e discutir políticas e estratégias nacionais de e-Saúde, focando a importância da telessaúde na política de redes de atenção do SUS – O caso do Telessaúde Brasil Redes em colaboração com as universidades brasileiras, o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na gestão dos hospitais universitários, a Política Nacional de Informática e Informação em Saúde, e a importância das TICs nos estudos sobre o envelhecimento da população.

[09:00 – 09:10] Abertura: políticas e estratégias de e-Saúde no Brasil

[09:10 – 09:35] A importância da telessaúde na política de redes de atenção do SUS - O caso do Telessaúde Brasil Redes

Palestrante: Tâmara Guedes (SGTES/MS)

[09:35 – 10:00] O papel das tecnologias da informação e comunicação na gestão dos hospitais universitários

Palestrante: Jônatas Mattes (EBSERH/MEC)

[10:00 – 10:25] A política nacional de informática e informação em saúde

Palestrante: Augusto Cesar Gadelha Vieira (DATASUS/MS)

[10:25 – 10:50] A importância das TIC nos estudos sobre o envelhecimento da população

Palestrante: Edson Amaro Jr (HIAE)

[10:50 – 11:10] Debate

 

[09:00 – 11:10]

Governança e Liderança - Salão Bernini

       Moderador: Wilson Biancardi Coury (RNP)

[09:00 – 11:00] Conceitos, referenciais e práticas de Governança Pública

Não basta gerenciar. O governo da gestão, tradução de governança, assume um papel cada vez mais relevante para a cumprimento da missão de uma organização de forma ética, transparente, responsável e duradoura. Mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão serão abordados nesta sessão, cujo objetivo é apresentar os principais conceitos, referenciais e práticas de Governança Pública, estabelecendo um caminho de adoção a ser trilhado pela alta direção das organizações de ensino e pesquisa.

Palestrantes: João Laudo de Camargo (IBGC), Daniel Jezini Netto (TCU) e Davison da Silva Ferreira (EBSERH/MEC)

 

[11:10 – 11:30]

Intervalo

 

[11:10 – 11:30]

Palestra da Padtec - Sala VIP

 

[11:30 – 12:30]

Sessão Plenária - Salão Raffaello

Chair: Nelson Simões (RNP)

[11:30 – 12:30] Painel de Abertura

Palestrantes: representantes a definir, Ana Paula Menezes (SE/MS), Najeeb Al-Shorbaji (OMS)

 

[12:30 – 14:00]

Almoço

 

[14:00 – 15:50]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Raffaello

[14:00 – 14:20] Inauguração de cinco unidades da Rute, completando uma centena de unidades pelo Brasil

Palestrante: Luiz Ary Messina (Rute/RNP), representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, representante do Hospital Ana Nery, representante do Centro Hospitalar do Município de Santo André, representante do Hospital Agamenon Magalhães, representante da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

[14:20 – 15:50] Rute – 8 anos – resultados e perspectivas da educação, pesquisa, assistência, gestão, monitoramento e avaliação em saúde

Moderador: Luiz Ary Messina (Rute/RNP)

A demanda por redes científicas colaborativas integradas às políticas públicas de desenvolvimento e avanço dos países tem sido crescente. Em 2006, foi implantado o projeto concebido para integrar os hospitais públicos universitários e de ensino a instituições de saúde do país, por meio de unidades de Telessaúde e Telemedicina, com realização de videoconferências e webconferências entre pesquisadores, professores, residentes, alunos e profissionais de saúde; apoiando a análise de diagnósticos, segunda opinião formativa e educação permanente.   Nascia a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que depois de oito anos atinge a marca de 100 unidades e mais de 50 Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups – SIGs) em plena operação em todo o Brasil. Coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes, a Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, apoiada pelos Ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH). Este painel pretende discutir a trajetória e impactos do projeto com a comunidade de ensino e pesquisa em saúde.

Palestrantes: Angélica Baptista Silva (Coordenadora do IFF/Fiocruz), Jose Diniz Junior (Coordenador unidade Rute Fase II/UFRN), Jeane Couto (Coordenadora da Unidade Rute - ADESÃO - IMIP), Lilian Behring (Coordenadora do SIG Rute - Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade)   

 

[14:00 – 15:50]

Gestão de Identidade - Salão Bernini

Chair: Marco Aurélio Henriques (Unicamp)

A gestão de identidades digitais já não é mais uma preocupação de alguns poucos iniciados. No mundo fortemente conectado em que vivemos, praticamente todo cidadão tem que lidar com suas várias identidades digitais (e várias senhas) nas inúmeras iterações que tem que realizar com empresas (bancos, principalmente), governo e até mesmo com outros cidadãos. Na esfera da saúde, a situação não é diferente: é cada vez mais intenso o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC), o que acarreta na necessidade de novas identidades digitais por parte dos profissionais de saúde (principalmente) e, gradativamente, por parte dos pacientes também. Para permitir que vislumbremos maneiras efetivas, seguras e eficazes de criar e gerenciar as novas identidades digitais que estamos criando na saúde é que organizamos este painel. Procuramos trazer pessoas que falem de suas experiências e desafios, propondo medidas que nos façam enxergar novas possibilidades de gerir as identidades digitais e novas oportunidades de tornar os serviços de TIC verdadeiros parceiros, e não concorrentes, na busca de melhores condições de saúde para a sociedade. Em particular, procuraremos abordar questões como criação e uso de federações de identidades e a utilização de organizações virtuais como meios de prover atributos para tais identidades. 

[14:00 – 14:10] Abertura: desafios em Gestão de Identidade

[14:10 – 14:30] Estágio atual e perspectivas futuras do uso de certificação digital pela comunidade médica brasileira

 

Palestrante: Gerson Zafalon (CFM)

[14:30 – 14:50] Caso de uso de certificados em prontuários médicos: a experiência do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)

Palestrante: Fabiana Machado (ICESP)

[14:50 – 15:10] Federação de identidades digitais e organizações virtuais para provimento de atributos: o que são e como poderemos nos beneficiar dessas propostas

Palestrante: Noemi Rodriguez (PUC-Rio)

 

[15:10 – 15:50] Debate

 

[15:50 – 16:10]

Palestra da Tecnoset, Comstor e Lexmark - Sala VIP

 

[15:50 – 16:20]

Intervalo

 

[16:20 – 17:20]

Uso de 4K pela área médica - Salão Raffaello

       Chair: Michael Stanton (RNP)

Com o apoio do SIG de TeleDermatologia da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), será realizada, pela primeira vez, uma transmissão ao vivo com compressão, em resolução 4K, de um procedimento de biópsia de pele no Hospital Universitário de Brasília, ocupando menos de 1 Gb/s de largura de banda da rede. O objetivo é apresentar a solução de captura e transmissão 4K desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB, cujo desenvolvimento foi financiado pela RNP, com potencial uso em hospitais universitários com limitada largura de banda. Também será debatida a aplicação dessa tecnologia na área de e-Saúde.

[16:20 – 16:30] Abertura

[16:30 – 17:20] Demonstração 4K ao vivo de biópsia de pele

Palestrante: Luiz Ary Messina (Rute/RNP), Guido Lemos (Lavid/UFPB), Erick Melo (Lavid/UFPB), Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio (HUB), Ciro Gomes (HUB)

 

[16:20 – 17:20]

Governança e Liderança - Salão Bernini

Moderador: Jussara Issa Musse (UFRGS)

[16:20 – 17:20] Práticas de Governança e Gestão de Serviços de TI nas Universidades Federais

Cada vez mais a TI parece ter seu papel nos modelos de negócio das organizações. Por outro lado, as questões que se colocam, por exemplo segurança, escalabilidade e continuidade dos negócios, tornam as soluções complexas. Adotar práticas de governança e de gestão de serviços de TI está no rol das iniciativas que buscam contribuir para a entrega das propostas de valor e com isso ampliar o sucesso do modelo de negócio adotado. Esta sessão pretende abordar as práticas de governança e de gestão de serviços de TI, em casos aplicados no ambiente das universidades federais.

Palestrantes: Édson Flávio de Souza (UFPR), Pedro Jácome de Moura Jr. (UFPB)

 

[17:30 – 17:50]

Palestra da Digitalnet e da Polycom - Sala VIP

 

 

[08:30 – 09:00]

Credenciamento e café de boas-vindas

 

[09:00 – 11:10]

Cloud Computing - Salão Raffaello

Moderador: Rui Ribeiro (UFRGS)

Escalabilidade e flexibilidade na utilização de recursos de TI são grandes alavancadores no uso de Cloud Computing e das aplicações que dela se beneficiam. Nesta realidade, as instituições de Ensino e Pesquisa já vem se beneficiando do seu uso. Esta sessão irá apresentar as experiências, desafios e lições aprendidas de universidades e unidades de pesquisa durante o planejamento e execução de seus respectivos projetos para estruturação e oferta de uma nuvem privada e aplicações para os usuários.

[09:00 – 09:10] Abertura: o que aprendemos com nossos projetos em nuvem

[09:10 – 09:30] Cloud@UFSCAR: projeto de Cloud para e-Ciência

Palestrante: Hermes Senger (UFSCAR)

[09:30 – 09:50] A nuvem e os desafios multi-campi da Unesp

Palestrante: Carlos Coletti (Unesp)

[09:50 – 10:30] Debate

[10:30 – 11:10] A implantação da nuvem acadêmica brasileira – status e perspectivas

Essa sessão apresentará uma atualização de status e perspectivas sobre a estratégia definida pela RNP para planejar, implantar e operar serviços em nuvem para e em colaboração com as universidades públicas brasileiras e institutos de pesquisa , tratando-se de uma proposta de modelo híbrido e federado. 

Palestrante: José Luiz Ribeiro Filho (RNP)

 

[09:00 – 11:10]

Mobilidade - Salão Bernini

Chair: Leandro Marcos de Oliveira Guimarães (RNP)

[09:00 – 11:10] Estudo de caso do Hospital Universitário de Maringá: conheça de perto o primeiro robô de telepresença brasileiro

A aplicabilidade de um robô de telepresença em ambiente hospitalar está sendo testada no Hospital Universitário de Maringá (HUM). Desenvolvido por uma startup nacional, o R1T1 é o primeiro robô de telepresença desenvolvido no Brasil. A equipe do Núcleo de Pesquisa Clínica (NPC) do HUM passou a utilizar o robô e testar a sua aplicabilidade em ambiente hospitalar. O uso em consultas, na interação com pacientes da pediatria ou do ambulatório, na visita ou discussão de casos nas diferentes enfermarias (clínica, cirúrgica) e na aproximação entre pacientes e familiares com histórico de longos períodos de internação podem ser extremamente facilitados com o uso desse tipo de tecnologia. Além da apresentação do estudo de caso o HUM, esta sessão dará a oportunidade aos presentes de conhecerem de perto o primeiro robô de telepresença brasileiro.

Palestrantes: Paulo Roberto Donadio (HUM), Juliana Daibert (HUM), Antonio Henrique Dianin (DMS Company)

 

[11:10 – 11:30]

Intervalo

 

[11:10 – 11:30]

Palestra da It One, Vmware, Dell e EMC2 - Sala VIP

 

[11:30 – 12:30]

Cloud Computing - Salão Raffaello

Moderador: Adenilson Raniery Pontes (MPEG)

O que deve ser oferecido? O que priorizar? Quais desafios enfrentar? A proposta desta sessão é trazer um debate sobre necessidades, dificuldades e alternativas do uso de cloud computing na esfera das universidades federais, institutos federais, unidades de pesquisa e hospitais universitários.

[11:30 – 11:40] Abertura: a nuvem que precisamos

[11:40 – 11:45] Universidades Federais

Palestrante: Gabriel Pereira da Silva (UFRJ)

[11:45 – 11:50] Institutos Federais

Palestrante: Carlos Tiago Garantizado (IFAM)

[11:50 – 11:55] Hospitais

Palestrante: Marco Antonio Gutierrez (Incor)

[11:55 – 12:30] Debate

 

[11:30 – 12:30]

Legislação e Regulamentação - Salão Bernini

Moderador: José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto (Fabião & Moreira Lima Advogados)

[11:30 – 12:30] Aspectos Legais e Éticos na utilização da e-Saúde

A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) tem colaborado para a prática da Medicina. Porém, no seu uso “a distância”, a Ética e o Direito ainda não oferecem um caminho seguro ou trazem questionamentos, em especial, em relação à privacidade das informações e transmissão de dados, ao sigilo profissional e à responsabilidade do médico assistente, entre outros. Esta palestra pretende discutir o Código de Ética e a eliminação da relação pessoal médico-paciente, Portarias, Pareceres, Resoluções, a Declaração de Tel Aviv, princípios éticos e outras normas que possam oferecer segurança na utilização das TICs na e-Saúde.

Palestrantes: Gerson Zafalon (CFM), Felipe Nirenbreg (Pró-Laudo), Ana Estela Haddad (CBTms)

 

[12:30 – 14:00]

Almoço

 

[14:00 – 15:00]

EDUCAUSE - Salão Raffaello

Chair: José Luiz Ribeiro Filho (RNP)

[14:00 – 15:00] Conheça o EDUCAUSE (tradução simultânea)

O EDUCAUSE é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é promover o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação, ajudando aqueles que precisam liderar, administrar e usar a tecnologia da informação para moldar as decisões estratégicas em todos os níveis. O EDUCAUSE se envolve ativamente com faculdades e universidades, empresas, fundações, governo e outras organizações sem fins lucrativos para promover a missão de transformar o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação. Julie K. Little, vice-presidente para ensino, aprendizagem e desenvolvimento profissional da instituição apresentará, pela primeira vez, um detalhamento ds suas ações e iniciativas.

Palestrante: Julie K. Little (EDUCAUSE – Vice President for teaching, learning, and professional development)

 

[15:00 – 15:50]

Cloud Computing - Salão Raffaello

[15:00 – 15:50] Serviço piloto de e-mail para as universidades: primeiras informações

Com a publicação do Decreto nº 8.135 de 04/11/2013 e sua recente regulamentação por meio da Portaria nº 141 de 02/05/2014, algumas instituições de ensino e pesquisa que utilizam serviços de e-mail externos ou baseados em plataformas fechadas precisarão avaliar alternativas sobre a forma de oferta desses serviços para os seus usuários. Esta sessão tem a intenção de apresentar as primeiras informações sobre a ação da RNP na análise de soluções e modelos para a prestação desse serviço, assim como estabelecer um diálogo com o público presente, tendo em vista o novo cenário que se apresenta.

Palestrante: Antônio Carlos Fernandes Nunes (RNP)

 

[14:00 – 15:50]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Bernini

Moderador: Regina Ungerer (OMS)

[14:00 – 14:45] Panorama da TIC no setor da Saúde

Qual o cenário atual de utilização de TIC no setor da saúde? A sessão pretende apresentar e debater os resultados de estudos recentes da penetração das TIC no setor saúde nacional, panorama e oportunidades de ensino e pesquisa em e-Saúde na América Latina e Caribe e em países de Língua Portuguesa.

[14:00 – 14:10] TIC Saúde 2013

Palestrante: Alexandre Barbosa (CTIC/CGI.br)

[14:10 – 14:20] Proyecto Telesalud/BID

Palestrante: Humberto José Alves (UFMG)

[14:20 – 14:30] Rede ePORTUGUÊSe

Palestrante: Regina Ungerer (OMS)

[14:30 – 14:45] Debate

[14:45 – 15:50] Visão da e-Saúde para os próximos 5 anos

Moderadora: Ana Estela Haddad (CBTms)

Quais são as oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para as instituições de ensino e pesquisa do país na área de e-Saúde? Este painel, com a participação do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms), Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e   entidades internacionais discutirá a perspectiva e visão destas entidades para os próximos 5 anos na e-Saúde.

Palestrantes: Lincoln Assis Moura (IMIA), Ana Estela Haddad (CBTms), Fabiana Carneiro de Araujo Costa (DECIT/MS)

  

[15:50 – 16:10]

Palestra da Huawei - Sala VIP

 

[15:50 – 16:20]

Intervalo

 

[16:20 – 17:20]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Raffaello

Chair: Luiz Ary Messina (Rute/RNP)

[16:20 – 17:20] Panorama internacional da e-Saúde (tradução simultânea)

e-Saúde, eHealth, é o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para a saúde. Exemplos incluem o tratamento de pacientes, realização de pesquisas, educação em saúde, gestão, monitoramento de doenças de saúde pública e consumo de produtos para bem-estar e saúde. Está palestra do Diretor do Departamento de Gestão do Conhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e coordenador do Grupo Técnico Assessor para eHealth, pretende apresentar e discutir, a partir de um ponto de vista científico e técnico, as atividades de eHealth na OMS, os mecanismos de avaliação, as recomendações sobre as prioridades, novas áreas de trabalho,   construção de parcerias, identificação de inovações, novas fronteiras e oportunidades.

Palestrante: Najeeb Al-Shorbaji (diretor do Departamento de Conhecimento, Ética e Pesquisa da OMS)

 

[17:30 – 17:50]

Palestra da Teltec - Sala VIP

 

[17:55 – 18:15]

Palestra da Bilfinger - Sala VIP

 

[20:00 – 22:00]

Coquetel de confraternização

 

 

 

[08:30 – 09:00]

Credenciamento e café de boas-vindas

 

[09:00 – 11:10]

Segurança e Privacidade - Salão Raffaello

Moderador: Marcelo Caiado (MPF)

[09:00 – 11:10] Segurança e Privacidade: recentes mudanças e impactos na comunidade de ensino e pesquisa

As revelações sobre espionagem realizada pelo governo Norte-Americano com os dados de vários países, entre eles o Brasil, levou a uma resposta do governo com a publicação do Decreto nº 8.135 de 04/11/2013 e sua recente regulamentação por meio da Portaria nº 141 de 02/05/2014, assim como também influenciaram a aceleração da votação Marco Civil da Internet ( Lei nº 12.965 , de 23/04/2014). Essa sessão trará uma discussão sobre os impactos trazidos neste novo cenário para a comunidade de ensino e pesquisa.

Palestrantes: Sandro Suffert (Apura), Targino de Araújo Filho (presidente da Andifes), Luiz Augusto Caldas Pereira (presidente do Conif), José Luiz Ribeiro Filho (RNP), Omar Kaminski (Kaminski Advogados)

 

[09:00 – 11:10]

Governança e Liderança - Salão Bernini

Moderador: Rogério Caiuby (Symnetics)

[09:00 – 11:10] A gestão da estratégia e o papel da liderança em organizações públicas

Como conduzir as organizações para o alcance de sua visão de futuro? A propósito, sabemos onde nossa organização deve estar daqui a cinco anos? Quais são os desafios para formular, planejar, alinhar, acompanhar, avaliar e revisar uma estratégia? Como implantar um processo para a gestão da estratégia? Como liderar e mobilizar as pessoas para as mudanças que serão necessárias? Essas e outras questões serão tratadas neste painel, a partir da experiência de instituições da área da Saúde.

Palestrantes: Cleusa Ramos Enck (HAOC), Maria Luiza Falsarella Malvezzi (HCPA), Melina Moraes Schuch (HMV), Rute de Freitas (HSL)

 

[11:10 – 11:30]

Intervalo

 

[11:10 – 11:30]

Palestra da Binário e da Juniper - Sala VIP

 

[11:30 – 12:30]

Segurança e Privacidade - Salão Raffaello

Moderador: Paulo Lopes (Rute/RNP)

[11:30 – 12:20] Segurança da informação aplicada à e-Saúde

Palestrante: Carlos Castro (FIT), Luis Gustavo Kiatake (SBIS), Ana Endres (HCPA)

 

[11:30 – 12:30]

Governança e Liderança - Salão Bernini

Moderador: Antonio Tadeu Pagliuso (Holus Consultoria/FNQ)

[11:30 – 12:30] A busca da excelência na gestão

A excelência na gestão tem se transformado em um verdadeiro alavancador estratégico das instituições. Ser excelente na gestão tem a ver com entregar valor às partes interessadas, sustenta seus processos de negócio, permite realizar entregas de qualidade, assegura melhor uso dos recursos, permite a transparência, favorece a prestação de contas, contribui com a sustentabilidade, entre outros. Este painel mostrará como a busca pela excelência na gestão tem acontecido em organizações de referência na área da Saúde.

Palestrantes: Maria Eulália Lessa do Vale Dallora (HCRP/USP), Sara Diniz Rubinsztein Azevedo (ICR/HC/USP)

 

[12:30 – 14:00]

Almoço

 

[14:00 – 15:50]

e-Ciência - Salão Raffaello

Moderador: Iara Machado (RNP)

[14:00 – 14:30] Segurança em e-Ciência (tradução simultânea)

Palestrante: Alex Berryman (Ohio University)

[14:30 – 15:00] Experiência de uso do Painel de Colaboração e Visualização em aulas de medicina

Palestrante: Antonio Carlos Costa (EBMSP), Patrícia Alcântara (EBMSP)

[15:00 – 15:50] Infraestrutura compartilhada para apoio à e-Ciência - rumo a uma Ciberinfraestrutura Brasileira

Palestrantes: Antônio Tadeu Azevedo Gomes (LNCC), Roberto Pacheco (UFSC), Michael Stanton (RNP)

 

[14:00 – 15:50]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Bernini

Moderador: Paulo Lopes (Rute/RNP)

[14:00 – 15:50] TIC e a formação de recursos humanos

Há uma escassez de profissionais de saúde em algumas especialidades e a demanda por cuidados de longa duração está aumentando. Mas as TIC em Saúde cumprem o seu potencial para ajudar a enfrentar esses desafios, ao mesmo tempo em que a necessidade de profissionais de informática em saúde só vai crescer. É claro que este pode ser um fator limitante para o desenvolvimento de programas de e-Saúde e, portanto, é   necessário discutir a estratégia para desenvolver uma força de trabalho de informática de saúde. Este painel visa apresentar as experiências governamentais e dos institutos de ensino e pesquisa na formação de profissionais de saúde utilizando TIC na área da saúde e em especial as estratégias de formação de recursos humanos de TIC para esta área.

Palestrantes: Vinícius de Araújo (UNASUS), Sonia Regina Pereira (Residência MEC), Luiz Roberto Oliveira (Ebserh/UFC), Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques (USP), Ivan Torres Pisa (UNIFESP)

 

[15:50 – 16:10]

Palestra da Extreme Networks e da TDEC - Sala VIP

 

[15:50 – 16:20]

Intervalo

 

[16:20 – 17:20]

Governança e Liderança - Salão Rafaello

Moderador: Marcello Emilio Frutig Filho (RNP)

[16:20 – 17:20] Desenvolvendo uma liderança sustentável (tradução simultânea)

Holonomic Thinking: Desenvolvendo uma Liderança Sustentável. Cada vez mais está se tornando difícil planejar o futuro, porque, diferentemente de tempos pregressos, este nos traz agora novas e imprevisíveis variáveis. As pessoas estão mais conectadas, a inovação sendo cocriada e a sustentabilidade está na base do pensamento estratégico. Nesse contexto, quais são as qualidades requeridas dos futuros líderes e como as organizações devem se estruturar visando garantir a visão de e-Saúde para 2030? Como uma mudança de consciência para holonomic thinking, orientada por valores humanos, pode ter uma importância central na capacidade dos líderes desenvolverem soluções sistêmicas para benefício de toda a população?

Palestrantes: Simon Robinson (Holonomics Educação e Consultoria)

 

[16:20 – 17:20]

Redes e Novas Tecnologias - Salão Bernini

Moderador: Ari Frazão (RNP)

[16:20 – 17:20] A infraestrutura de redes e suas implicações nos serviços de e-Saúde

A proposta dessa mesa-redonda é apresentar os desafios que os profissionais da área de e-Saúde enfrentam no seu dia-a-dia com respeito à infraestrutura de redes utilizada para suportar as suas diversas aplicações.

[16:25 – 16:35] A infraestrutura de redes e os desafios na transmissão de vídeos de alta resolução

Palestrantes: Erick Melo (IFPB – Lavid/UFPB)

[16:37 – 16:47] A infraestrutura de redes e os desafios no uso das ferramentas de telessaúde

Palestrantes: Magdala Novaes (Nutes/UFPE)

[16:50 – 17:00] A infraestrutura de redes e os desafios para e-Saúde: visão do usuário/gestor

Palestrantes: Geraldo Almeida (HULW/UFPB)

[17:00 – 17:20] Debate