Abertas a Chamada de Trabalhos para o Dia Internacional de Segurança em Informática

Termina no dia 18 de setembro o prazo de inscrição de pesquisadores para participar do Dia Internacional da Segurança em Informática (DISI), que será comemorado no dia 2 de dezembro. Pela primeira vez o evento acontecerá em campus universitário, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Os organizadores estão selecionando palestrantes, e convidam pesquisadores de todo o país a participar da Chamada de Trabalhos DISI 2009.

O DISI 2009 terá como tema Redes Sociais, com apresentações destinadas aos usuários finais. A organização busca trabalhos dentro das seguintes linhas temáticas:

• Privacidade
• Segurança
• Boas práticas de uso
• Tendências de mau uso
• Vulnerabilidade nas aplicações
• Comportamentos e aspectos sociais

Serão priorizadas as propostas que contemplem as redes sociais Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, MySpace, Ning e Plaxo. As palestras terão duração de 50 minutos, incluindo o tempo para perguntas. Se necessário, a organização do evento custeará as despesas de transporte, hospedagem e instalação dos palestrantes selecionados.

Como se inscrever
Os trabalhos devem ser submetidas no site http://papers.cais.rnp.br. As informações sobre o formato das propostas e outros dados podem ser encontrados na página de inscrição.

As propostas acolhidas serão divulgadas no dia 2 de outubro. Em caso de dúvidas, a organização do DISI pode ser contatada pelo email disi@cais.rnp.br.

Sobre o DISI

O DISI é um evento mundial promovido pela Association for the Computer Day Security (CSD). O objetivo é educar e conscientizar os usuários sobre a segurança na Internet e em outros ambientes informatizados. Desde 2005, o DISI é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) por meio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), e pelo segundo ano consecutivo será organizado em parceria com o Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em Redes de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR Gov).

Sobre o CAIS

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica brasileira, além de elaborar, promover e disseminar práticas de segurança em redes. Criado em 1997, o CAIS também divulga informações e alertas de segurança e participa de organismos internacionais na área.

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (Rede Clara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.


[RNP, 09.09.2009]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura