CAPES e RNP Lançam Projeto de atualização do Portal de Periódicos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), lança o projeto de atualização tecnológica e funcional do Portal de Periódicos no dia 11 de novembro. O evento acontece no Auditório do Ministério da Educação em Brasília e faz parte das comemorações do aniversário de oito anos do Portal.

Dentre as mudanças previstas no projeto, estão a reformulação da página do Portal de Periódicos e o desenvolvimento de um metabuscador, capaz de realizar consultas simultâneas às diferentes bases de dados que integram o Portal. Essas inovações vão simplificar e ampliar o trabalho de pesquisa feito pelo usuário final, além de permitir à Capes melhorar o gerenciamento dos recursos do Portal.

Para a implantação do novo sistema, foi escolhida a empresa ExLibris, que oferece e distribui soluções para bibliotecas e centros de informação para mais de 1.500 instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no mundo. No contrato com a ExLibris, foram adquiridas ferramentas como o portal de bibliotecas MetaLib, o servidor de links contextuais SFX e o gerenciador de fontes eletrônicas Verde.

A partir do lançamento do projeto, ferramentas como o Metalib e o SFX já estarão disponíveis para testes a 11 instituições que participam do piloto do novo Portal. A versão definitiva entrará no ar para todos os usuários em julho de 2009.

Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes oferece acesso gratuito, pela Internet, aos textos completos de artigos de periódicos eletrônicos. Atualmente, existem mais de 12 mil títulos em texto completo, 26 bases referenciais disponíveis e seis bases dedicadas exclusivamente a patentes disponíveis no Portal. O conteúdo abrange todas as áreas do conhecimento e é utilizado por pesquisadores de 194 instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil. Só no ano passado, foram acessados, por meio do Portal de Periódicos, cerca de 18 milhões de textos completos.

Além do lançamento oficial do projeto de atualização do novo Portal, fazem parte das comemorações do dia 11, a cerimônia de assinatura das renovações e dos novos contratos com os editores internacionais. Serão também anunciadas algumas novidades do Portal de Periódicos para 2009, como a aquisição de novos periódicos, a ampliação do número de instituições que acessam as bases já contratadas, o lançamento de uma WebTV para o treinamento de usuários e a criação dos prêmios Emerald, Thomsom Reuters de Produtividade e Impacto Científico, e do Prêmio Capes de Melhor Projeto de Divulgação do Portal de Periódicos.

Sobre a RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra- estrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infra-estrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança as 27 unidades da Federação, interligando mais de 400 instituições de ensino superior e de pesquisa e cerca de um milhão de pessoas. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), européia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

Serviço

Dia: 11 de novembro

Local: Auditório do Ministério da Educação. Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF. Horário: 16h

Outras informações com: Fábio Pereira (Capes): 61 2104-8784


[RNP, 07.11.2008]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura