Espetáculo de dança telemática une artistas em três cidades diferentes

No dia 6/10, Fortaleza, Natal e Barcelona estarão conectadas para um espetáculo que une arte e tecnologia. Neste dia será realizada uma apresentação de dança telemática, uma performance artística que articulará dançarinos em ambientes remotos com um robô e contará ainda com a participação de usuários da Internet, que aparecerão em cena como avatares (animação 3D). A obra, de nome e-Pormundos Afeto, questiona as mudanças no comportamento provocadas pela relativização entre perto e longe, presente e ausente, real e virtual, causadas pela inserção cada vez maior da virtualidade em nossas vidas, que estão em contato constante e direto com dispositivos digitais que estendem, reduzem e transportam nossas identidades para outras dimensões.

O espetáculo é a soma de contribuições dos dançarinos, do robô, dos músicos e do próprio público, que estarão conectados por uma infraestrutura de recepção e envio de sons e imagens de alta qualidade, transmitidos através de uma rede de alta velocidade. Em Fortaleza, o espetáculo poderá ser acompanhado ao vivo, no Teatro Dragão do Mar. Os interessados em qualquer outro lugar poderão assistir e participar virtualmente do espetáculo acessando os sites http://www.mapad2.ufba.br ou http://www.lavid.ufpb.br/gtmda

A apresentação do e-Pormundos Afeto ocorre no escopo do GT Mídias Digitais e Arte (GT-MDA), um dos Grupos de Trabalho (GT) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização também responsável pela Internet acadêmica brasileira. O objetivo deste GT é implementar uma infraestrutura de software e hardware para suporte à realização de eventos midiáticos distribuídos, como o e-Pormundos Afeto, que conectam em tempo real pessoas e mídias digitais através de redes de computadores de alta capacidade de transmissão. Soma-se a isso a experiência do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança, especializado na mediação entre as artes do corpo e as novas mídias e que, nos últimos quatro anos, tem desenvolvido pesquisas no campo da Internet. O espetáculo e-Pormundos Afeto conta também com a participação do grupo catalão Konic, pioneiro em dança com mediação tecnológica na Espanha.

Os estudos do GT-MDA integram resultados de pesquisas anteriores desenvolvidas pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e combina componentes de suporte à transmissão de vídeo de alta qualidade e à comunicação em tempo real entre grupos de usuários. Para saber mais sobre este grupo de trabalho, acesse http://www.lavid.ufpb.br/gtmda/ . Para mais informações sobre os Grupos de Trabalho da RNP, acesse http://www.rnp.br/pd/gt.html .


[RNP, 05.10.2009]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura