Espetáculo interativo de dança será apresentado em workshop de redes avançadas

Discutir os rumos das redes avançadas no país, nos próximos cinco anos. Este é o objetivo da nona edição do workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que será realizado nos dias 26 e 27 de maio, no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, serão feitas demonstrações remotas, usando os recursos de última geração das redes avançadas da RNP e das suas parceiras, que permitem levar uma conexão de 1 Gbps até o hotel do evento. Um dos destaques será o experimento de dança telemática, o (In)TOQue, coordenado pela professora Ivani Ribeiro, da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O (In)TOQue proporcionará interação à distância de bailarinos localizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA) com músicos, em São Paulo (SP) e em Natal (RN).

O 9º WRNP, que ocorre em paralelo ao 26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), discutirá o desafio de se redesenhar a infra-estrutura e a tecnologia da rede da RNP para atender às novas demandas de comunicação possibilitadas pelo amplo acesso a tecnologias ópticas e sem-fio. Serão abordados tópicos como e-ciência, comunidades virtuais em áreas como saúde, clima e cultura, e projetos que possibilitam transferência de tecnologia para setores produtivos do país.

Entre os participantes, estarão especialistas internacionais premiados, pioneiros das tecnologias de informação e comunicação e grupos de trabalho nacionais que têm desenvolvido projetos inovadores.

O diretor de redes avançadas da rede de ensino e pesquisa do Canadá (Canarie), Bill St Arnaud, o diretor de P&D da rede norte-americana Internet2, Rick Summerhill, e Guy Roberts, da equipe de engenharia e planejamento de redes da Dante, responsável pela rede pan-européia Géant2, vão apresentar suas visões sobre o futuro das redes acadêmicas.  O primeiro recebeu, em 2005, o prêmio World Technology Summit Award for Communications, conferido às pessoas e instituições mais inovadoras em ciência e tecnologia.


[RNP, 21.05.2008]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura