Funarte conecta-se à infraestrutura da RNP
Parceria pretende contribuir para o uso de tecnologias digitais nos processos de criação e expressão artística


 A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) anuncia hoje (2/8) a conexão da unidade da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) de Brasília à infraestrutura de redes avançadas operada pela RNP, a rede Ipê.  A partir de hoje, a instituição estará conectada à rede mundial de computadores com uma capacidade de um gigabit por segundo (1Gb/s) e contará com serviços e aplicações especiais providos pela RNP. A iniciativa é o primeiro passo da parceria que pretende constituir uma rede mais ampla de laboratórios em universidades, centros culturais, museus e outras instituições.

A conexão da Funarte-Brasília é uma das entregas previstas no "Rede de Laboratórios de Experimentação em Arte, Cultura e Tecnologia (Rede Labs)", projeto que a RNP está desenvolvendo com a Coordenação de Cultura Digital do Ministério da Cultura (MinC) e o Centro de Programas Integrados da FUNARTE (CEPIN). Um dos objetivos do projeto é, a partir da conexão, contribuir para que algumas unidades da Funarte possam vir a funcionar como embriões de laboratórios de experimentação do uso das tecnologias digitais nos processos de criação e expressão artística.

O anúncio da parceria será feito hoje pela Coordenação de Difusão Cultural da Funarte-Brasília, às 19h30, durante o Simpósio de Arte e Tecnologia, na própria instituição.  Na ocasião estarão reunidos artistas e produtores culturais e também pesquisadores do campo da arte e tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).


[RNP, 02.08.2012]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura