Hospital Universitário da UFBA inaugura Núcleo de Telessaúde

No próximo dia 08 de maio, quinta-feira, será inaugurado, no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo Hupes) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Núcleo Universitário de Telessaúde (Nuts), uma realização da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização que também é responsável pela internet acadêmica do país.

A cerimônia de inauguração será realizada a partir das 9h no Auditório do Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira, situado na Rua Padre Feijó, nº 29 ? Canela, Salvador, Bahia, e contará com a presença do Reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho; do Coordenador Nacional do Projeto Rute, Luiz Ary Messina; do Diretor Geral do Complexo Hupes em exercício, Antônio Raimundo de Almeida; e da Coordenadora Geral do Projeto Rute na UFBA, Suzy Santana Cavalcante. Instituições integrantes da Rede participarão do evento via videoconferência.

A partir da inauguração do Nuts, o Complexo Hupes poderá utilizar a infra-estrutura da Rute para se conectar a outras unidades de saúde em todo o país e no exterior, realizando atividades a distância que vão desde a teleducação em saúde até a consultoria e segunda opinião, como apoio à decisão médica, e o telediagnóstico, passando pelas discussões remotas de casos clínicos complexos.

Grupo Especial de Interesse em Saúde de Crianças e Adolescentes é criado

Na mesma ocasião, após a cerimônia de inauguração, serão abertos oficialmente os trabalhos do Grupo Especial de Interesse em Saúde de Crianças e Adolescentes/Special Interest Group (SIG) ?Children and Adolescent Health & Medicine?, coordenado pela UFBA e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em parceria. Utilizando a Rede Universitária de Telemedicina, no próximo dia 08 de maio, palestras e debates sobre o tema ?Violência contra Crianças e Adolescentes? abrirão a agenda de videoconferências deste SIG, que oferece espaço para a discussão de temas relevantes em nível nacional e internacional.

O Grupo, que conta com o apoio da RNP e da Polycom, já tem como parceiros a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Medical Missions for Children (MMC), o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect (ISPCAN).

Para mais informações sobre os SIGs, acesse: http://rute.rnp.br/noticias/?noticia=86

Para mais informações sobre a Rute, acesse: http://rute.rnp.br/


Serviço

Contatos

UFBA
Susy Moreno
Hospital Universitário Professor Edgard Santos
Assessora de Comunicação
(71) 9979-9232

FSB Comunicações
Betina Bernardes
Assessoria de Imprensa
(21) 8121-7284


[RNP, 05.05.2008]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura