Nova conexão internacional do RNP2 opera a 155 Mbps

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ativou, no último dia 16, uma nova conexão internacional do backbone RNP2. O enlace inaugurado opera a 155 Mbps, cerca de 19 vezes mais rápido que os 8 Mbps disponíveis a partir da soma dos quatro links internacionais de 2 Mbps que vão ser substituídos.

A nova conexão internacional contratada utiliza o cabo submarino de fibra óptica Americas II e faz a interconexão física entre o backbone RNP2 e o backbone da Cable & Wireless, ligando o ponto de presença da RNP no Rio de Janeiro ao ponto de presença da C&W em Nova Iorque.

Esta inauguração corresponde a mais uma etapa da modernização do backbone acadêmico nacional. Durante o ano passado, todas as conexões nacionais foram atualizadas. Esta conexão de 155 Mbps será usada para tráfego internacional de produção (web, email, ftp etc.). A próxima etapa será a interconexão do RNP2 ao backbone do projeto norte-americano Internet2 para acesso a redes acadêmicas das Américas, Europa e Ásia-Pacífico com fins de colaboração em desenvolvimento de novas aplicações Internet2 e colaboração internacional científica e tecnológica.

Os quatro enlaces anteriores, instalados entre 1996 e 1998, vão ser desativados. A capacidade desses enlaces já não atendia com qualidade a demanda existente. Atualmente, o backbone RNP2 atende a mais de 600 instituições, somando cerca de 300.000 usuários.

Se houver interesse na divulgação da notícia, estamos à disposição para maiores informações sobre investimentos, perspectivas de novas conexões internacionais e projetos de desenvolvimento em colaboração entre instituições brasileiras e norte-americanas.


[RNP, 19.02.2001]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura