RNP lança catálogo on-line de fraudes eletrônicas

Objetivo é alertar a população sobre as mensagens falsas mais comuns na Internet

"A Receita Federal comunica que, devido ao congestionamento em nosso sistema, algumas declarações de Imposto de Renda não foram entregues. Pedimos que confirme seu CPF no link abaixo" Esta mensagem é falsa e tem sido encaminhada, pela Internet, para milhares de brasileiros. Para informar à população sobre esta e inúmeras outras fraudes on-line, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou, hoje (31), um catálogo de fraudes em sua página Web (http://www.rnp.br/cais/fraudes.php).

O objetivo principal é contribuir com a segurança na Internet, por meio da informação aos usuários, evitando assim o roubo de suas informações pessoais, como senhas de bancos. Desde o início de 2003, o CAIS tem acompanhado as atividades relacionadas a golpes por e-mail no Brasil. Segundo técnicos do Centro, a nova página vem atender uma demanda de universidades, empresas e usuários domésticos, que têm enviado, durante esse período, relatos sobre mensagens fraudulentas que recebem.

As fraudes mais freqüentes estarão listadas no catálogo on-line. Futuramente, serão incluídas dicas para que o público em geral identifique mensagens falsas com facilidade. Além dos alertas publicados na página, as fraudes serão enviadas para as empresas produtoras de antivírus e provedores de acesso à Internet serão contatados para retirarem links falsos do ar.

As fraudes costumam ter relação direta com os acontecimentos do momento. Em 2007, os analistas do CAIS receberam, em média, 80 arquivos maliciosos por dia. Um dos exemplos mais conhecidos nesse ano foi a mensagem disparada em julho e que indicava um link para que se pudesse assistir ao vídeo do recém-acontecido acidente com um avião da TAM. Atualmente, circula na rede um e-mail indicando link para fotos sensuais das participantes do programa Big Brother Brasil.

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP trata, há uma década, incidentes de segurança ocorridos na rede nacional acadêmica e científica - rede Ipê -, que conecta cerca de 400 instituições de ensino e pesquisa e mais de um milhão de usuários. Entre os planos do CAIS estão uma maior promoção da cultura de segurança entre os usuários domésticos de computadores e uma maior aproximação destes com os vários grupos de segurança (CSIRTs) existentes, como o CAIS.


[RNP, 31.03.2008]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura