RNP participa de grupo internacional de segurança

Em setembro, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP ( CAIS ), filiou-se ao maior e mais importante consórcio internacional de segurança, o FIRST (Forum of Incident Response and Security Teams). O CAIS é o único grupo de segurança brasileiro e o segundo da América Latina a fazer parte do FIRST.

A integração ao FIRST trará uma série de vantagens, como visibilidade internacional, estreitamento da cooperação com grupos de segurança de outros países e o acesso privilegiado a informações sobre incidentes de segurança e vulnerabilidade.

O processo de filiação foi feito com a ajuda do coordenador do grupo de segurança da rede acadêmica francesa ( Cert-Renater ), David Crochemore. Liliana Velasquez, gerente do CAIS ressaltou o fato de "ambos os grupos de segurança trabalharem junto a redes acadêmicas, o que abre a possibilidade de parcerias maiores envolvendo o Renater e a RNP."

Sobre o FIRST

O FIRST foi fundado em 1990 e conta hoje com a participação de 97 equipes de segurança de quase todas as regiões do globo. Os objetivos da organização incluem encorajar iniciativas de cooperação na prevenção, detecção e solução de problemas relacionados a incidentes de segurança; prover um meio para comunicação de alertas e consultoria sobre ameaças potenciais e incidentes emergentes; facilitar as ações dos membros do FIRST, inclusive em pesquisas e atividades operacionais; e facilitar o intercâmbio de informações, ferramentas e técnicas relacionadas a segurança.

Sobre o CAIS

A RNP criou o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) em agosto de 1997 como uma unidade de apoio técnico ao backbone da RNP, aos seus pontos de presença e às instituições a eles conectadas com o objetivo de agir preventiva, educacional e corretivamente no que tange a incidentes de segurança. Uma das missões do CAIS é articular-se com grupos nacionais e internacionais de segurança em redes.

O CAIS atende a uma média de 580 incidentes de segurança por mês. Dependendo da natureza da informação e do grau de sigilo, os incidentes são divulgados através de listas de acesso restrito ou por meio de alertas públicos, reproduzidos na página http://www.rnp.br/cais/alertas/.


[RNP, 16.10.2001]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura