Revolução na medicina*

É quinta-feira. Numa pequena cidade alguém sofre um acidente. O posto de saúde tem um aparelho de raio-x, mas o ortopedista mora a alguns quilômetros e só voltará àquela cidadezinha na terça-feira. O que fazer? Transferir o acidentado para outra cidade? Esperar até terça-feira? Por que não enviar as radiografias para o computador do ortopedista via rede? Com a telemedicina, o especialista pode analisar as chapas em um servidor de imagens e dar orientações aos médicos do posto de saúde através de um canal de voz, como se todos estivessem numa mesma sala.

As Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs) já estão transformando coisas deste tipo em realidade. A telemedicina é uma das aplicações mais importantes atualmente em curso. Com ela, é possível que especialistas troquem idéias a distância, que imagens médicas sejam disponibilizadas pela rede e diagnósticos sejam feitos sem a necessidade de locomoção do médico ou do paciente. Tudo isto pode trazer uma melhora substancial no atendimento, que será mais ágil e qualificado.

Um exemplo é a Sala de Laudo Virtual, da ReMAV de Florianópolis. Nela, diversos médicos, a partir de seus computadores pessoais, examinam uma mesma imagem proveniente de um banco de dados. Eles podem fazer desenhos sobre a imagem, ressaltando detalhes, e participar da escrita do laudo através de um editor que funciona em rede.

Para a realização de experimentos deste tipo em âmbito nacional, é preciso uma infra-estrutura de rede de alta velocidade que consiga abranger todo o país. É aí que entram a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e o backbone acadêmico RNP2. Eles dão o suporte para que as aplicações avançadas sejam possíveis, fazendo, no Brasil, o que a Internet2 faz nos Estados Unidos.

* Adaptado da reportagem Revolução na medicina e mapas urbanos digitais unificados: Aplicações das ReMAVs trazem benefícios para a sociedade. RNP Notícias nº 4, dezembro de 2000


[RNP, 19.07.2001]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura