Santa Casa de Porto Alegre realiza cirurgia com transmissão internacional

Procedimento utiliza a chamada técnica N.O.T.E.S. que começou a ser utilizada em humanos em 2007

Na próxima terça-feira (30/9), a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) realizará a transmissão de uma cirurgia usando a técnica N.O.T.E.S. (Natural Orifice Translumenal Endoscopic Surgery), que se vale de orifícios naturais do corpo humano (boca, ânus ou vagina) para a realização de procedimentos cirúrgicos com o endoscópio. Entre as maiores vantagens deste sistema estão a redução do tempo de recuperação e a ausência de cicatrizes visíveis. A técnica NOTES, que começou a ser usada em humanos apenas em 2007, é atualmente alvo de estudos em diversas partes do mundo.

A cirurgia do dia 30/9, uma NOTES - Colecistectomia Transvaginal, será transmitida ao vivo por videoconferência, a partir das 9h, para o Centro Nacional de Excelencia Tecnologica en Salud, no México, e para os Hospitais Universitários (HUs) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estes HUs e a própria ISCMPA pertencem à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), formada atualmente por 57 instituições espalhadas por todo o território brasileiro.

No início de junho, a ISCMPA, utilizando os equipamentos recebidos através da Rute, realizou pela primeira vez uma cirurgia NOTES com transmissão internacional. A operação de extração de vesícula biliarfoi transmitida ao vivo para uma turma de cirurgiões da Universidade Católica do Chile. A transmissão internacional deste procedimento se deu através da conexão entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP, organização que coordena a Rute e a internet acadêmica brasileira) e a RedClara, que interliga as redes acadêmicas da América Latina.

Para aqueles que não puderem participar por videoconferência, a cirurgia será transmitida por videostreaming na seção “ao vivo” do site do Canal Saúde http://www.canalsaude.fiocruz.br/, que também integra a Rute.

SOBRE A REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA – RUTE

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infra-estrutura para telemedicina presente nos hospitais universitários e promover a integração dos projetos existentes nesta área. A Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

Em sua primeira fase, a Rute interconectava 19 instituições. Com sua expansão, anunciada em agosto de 2007, a rede passou a incluir 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil.

A Rute é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela internet acadêmica no Brasil.

Site Rute

Serviço

Cirurgia NOTES – Colecistectomia Transvaginal

Data: 30/09/2008

Horário: 09h

Local: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Médico responsável: Luiz Alberto de Carli, Chefe do Serviço de Cirurgia Geral da 10° Enfermaria do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre.


[RNP, 26.08.2008]
Contato: imprensa@rnp.br





ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Formulário de assinatura