Alunos da Unemat poderão fazer matrícula on line

Secom - MT
Danielle Tavares
14.05.2007

A partir de julho, acadêmicos de todos os campi da Unemat poderão fazer pré-matrícula, reservar e renovar livros pela internet. A matrícula on line vale, inicialmente, para os alunos que hoje cursam o primeiro semestre letivo e, em julho, estarão no segundo. Gradativamente, todos os estudantes estarão incluídos e cadastrados no sistema. Para que seja colocado em prática, é fundamental que os professores apresentem os diários no prazo estipulado e os chefes de departamentos entreguem os horários até 10 dias antes do período de matrícula. É necessário que todos cumpram o calendário acadêmico: docentes têm até dia 20 de julho para encaminhar as notas e departamentos têm o mesmo limite para enviar a grade com horários às Divisões de Apoio Acadêmico (DAA's), já que a matrícula para veteranos inicia-se em 30 de julho.

A mudança é fruto de um investimento constante da administração na informatização da Unemat. A equipe da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI) explica que a proposta é que todas as unidades universitárias tenham o Sistema Aberto de Gestão Unificada (SAGU) implantado e atualizado até julho. Esse software livre integra o GNUTECA (programa que gerencia bibliotecas), controle acadêmico (utilizado pelos DAA's) e Recursos humanos. “Todos os sistemas informatizados da Unemat estão sendo revistos, buscando soluções mais eficientes”, disse o coordenador Roberto Tikao.

Outra possibilidade que o programa traz é que o docente faça o diário de nota e presença também pela internet. Em Pontes e Lacerda, por exemplo, o aproveitamento acadêmico já é transferido on line.

Informatização das bibliotecas:

Também a partir de julho, os usuários de bibliotecas da Unemat poderão renovar, fazer reservas e consultar o acervo, por autor, obra e assunto, tudo pela internet. Já os empréstimos serão efetuados de forma informatizada com leitor de código de barras, agilizando todo o processo.

O coordenador central de bibliotecas, Walter Clayton de Oliveira, afirmou que será implantada uma nova versão do GNUTECA em todos os campi. “Será instalado o software onde ainda não tem, e o sistema local deverá ser alimentado”. O que possibilitará, futuramente, a adoção de uma base integrada de dados em inter-campi e, inclusive, com outros sistemas de bibliotecas.

Melhoria da rede:

O coordenador Tikao afirma que a meta é melhorar a conectividade à internet de toda a Unemat, com aumento da largura de banda nos campi universitários e conexão à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). “Em Pontes e Lacerda, por exemplo, estamos negociando a instalação de fibra ótica até o campus, permitindo acesso a internet rápida e melhoria na telefonia”, disse.

A implantação de sistema protocolo governamental e de voz sobre IP, que utiliza a internet ao invés da rede telefônica convencional e possibilitará redução dos gastos com telefonia inter-campi também estão sendo estudados.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005