Certificação digital: uma tecnologia consolidada

ITI
16.06.2008

Na última quinta-feira (12/06), aconteceu a solenidade que marcou a consolidação de uma plataforma operacional e estável, que oferece ao Brasil um sistema nacional de certificação digital. Nos últimos quatro anos, o ITI coordenou, firmou parcerias e financiou o desenvolvimento da plataforma criptográfica, chamada João de Barro, em software aberto e plenamente auditável. Estavam presentes, dentre outras autoridades: o diretor-presidente do ITI, Renato Martini, o diretor de Infra-estrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, o Secretário de Logística de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o diretor do Serpro, Sérgio Canggiano.

Segundo Renato Martini, um aspecto essencial envolvendo essa plataforma é a capacidade de exportar o par de chaves da ICP-Brasil. “Nós podemos migrar esse par de chaves e, tranqüilamente, fazer esse processo evolutivo. Esse é o grande benefício. O que mais o gestor de tecnologia deseja é a autonomia do fornecedor, juntamente com o desenvolvimento local”, destacou.

Na ocasião, foi assinado acordo de cooperação com a RNP para contribuir na evolução tecnológica da ICP-Brasil. O diretor da RNP, Nelson Simões, ressaltou que a área da tecnologia está em constante mutação e o desafio só pode ser vencido com uma aliança muito forte com a academia brasileira. “Essa é a razão principal para a RNP estar contribuindo de alguma forma para os vários resultados nessa área de segurança e, conseqüentemente, na de certificação digital”, acrescentou. Para Simões, é um privilégio contribuir com a ICP-Brasil. “Esperamos que esse seja o primeiro passo para uma estratégia conjunta, nova, e que possamos dar todo apoio para gerar a autonomia e a qualidade que o país precisa para crescer”.

De acordo com Rogério Santanna, a redução dos custos operacionais do país se dará somente se ocorrer a desmaterialização dos processos que passa por dois grandes caminhos. “A criação de uma infra-estrutura pública de acesso à internet, mas também uma infra-estrutura de hardware e software para fazer transações seguras tanto de governo eletrônico quanto de comércio eletrônico, agilizando o Judiciário, o Executivo e as transações comerciais”, explicou.

Ao fim da solenidade, o diretor de Infra-estrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, apresentou algumas novidades do 6° CertForum (Fórum de Certificação Digital). Esse ano acontecerá um pré-evento em São Paulo, no dia 14 de agosto. “Levaremos uma visão das aplicações que já fazem uso da certificação digital para o nosso maior mercado de tecnologia da informação, que é o Sul e o Sudeste do país”.

Já em Brasília, o evento ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Segundo Coelho, esse fórum é um espaço de relacionamento em que as pessoas que trabalham com certificação digital, as que estão interessadas em fazer uso da tecnologia, os provedores e desenvolvedores de solução podem se reunir, trocar experiências e fazer contatos.

O formato tradicional de painéis será mantido, mas serão acrescidas mesas de debates e estratégias de aproximação com segmentos específico. A idéia é ter um evento com maior interação entre os palestrantes e o público para que possam questionar, tirar dúvidas e conseguir orientações. “Teremos mesas de debates com tom provocativo, ou seja, algumas situações em que há potencial para o uso da certificação digital, mas ainda não aconteceu, como a identidade eletrônica, certificados de atributos e o comércio eletrônico”, destacou Coelho.

Outra novidade são as demandas setoriais, em que a idéia é focar os segmentos como os contadores, corretores de seguro, cartórios e médicos. Nesse caso, vão ter mesas compostas por representantes das instituições desses setores para que eles possam compartilhar as experiências já vividas com a ICP-Brasil, bem como os benefícios e as dificuldades enfrentadas, mas, principalmente, que sejam apontados os caminhos e as necessidades atuais e futuras. O sítio do 6° CertForum já está no ar. “Esperamos que, nesta edição de 2008, o sucesso dos anos anteriores seja mantido”, concluiu Coelho.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005