Comitê Gestor da Internet lança o portal de vídeos Zappiens.br

Serviço gratuito dá acesso a preciosidades como os cinejornais exibidos nos cinemas no século 20

Cidade Biz
04.02.2010

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) está divulgando o lançamento do Zappiens.br, serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.

O projeto é uma parceria com o Arquivo Nacional, Universidade de São Paulo, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.

Inicialmente, os interessados encontram para consulta materiais do próprio CGI.br, da USP e do Arquivo Nacional, como os cinejornais - noticiários transmitidos em cinemas brasileiros entre as décadas de 30 e 70.

Segundo Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br, o Zappiens.br oferece, pela primeira vez, a oportunidade de reunir e tornar público acervos raros e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa. "O objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades", comenta o executivo.

"Ao disponibilizar os cinejornais da Agência Nacional, o portal irá proporcionar ao cidadão a oportunidade de acessar e pesquisar na web um rico acervo de imagens em movimento, que retratam a história de nosso país entre as décadas de 30 e 70", afirma o professor Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional.

O Zappiens.br possui um sistema de busca que funciona tanto por meio de palavras-chave como por tags, facilitando a organização dos conteúdos. Além disso, não há limite de tamanho para os arquivos de vídeo.

O CGI quer expandir a ferramenta por meio de acordos com outras organizações. "O Zappiens.br está aberto e em busca de novas parcerias e acordos de cooperação com instituições públicas, universidades e empresas que disponham de acervos em vídeo", reforça Faulhaber.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005