Governo de Sergipe participa da 64ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Agência Sergipe de Notícias
27.07.2012

O secretário do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Saumíneo Nascimento, e o diretor técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Marcelo Mendonça, estiveram presentes na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 22 e 27 de julho, em São Luís/MA. O evento, considerado um dos maiores na área científica do País, aconteceu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e apresentou o tema ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza’.

A 64ª Reunião Anual da SBPC tratou dos desafios para implantação, manutenção e apoio aos parques tecnológicos, como ambiente de inovação e atração de investimentos para os Estados, dentre outros assuntos relevantes, a exemplo do Código Nacional de Ciência e Tecnologia, em tramitação no Congresso, e o Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS), com investimentos da ordem de 120 milhões. Além disso, houve uma interação do Fundo de Apoio a Projetos (FAPs) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq), em programas executados em parceria.

Na abertura do evento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp informou que, nos últimos 20 anos, o Brasil conquistou avanços importantes, como a estabilização da economia, os 40 milhões de brasileiros que deixaram a pobreza e a universalização da educação básica – compromisso dos Objetivos do Milênio, da ONU. Além disso, afirmou, o desmatamento está em queda e o país assumiu metas voluntárias e quantificáveis de redução das emissões de gás carbono.

“Estamos promovendo a inclusão social e temos todas as condições de adentrar na economia do conhecimento. Boa parte da nossa matriz energética é renovável, somos líderes em agricultura tropical e um dos três maiores exportadores de alimentos do mundo, tudo isso com a contribuição do conhecimento científico”, completou o ministro Raupp.

Após a solenidade, o ministro Marco Antônio Raupp se reuniu com os seus secretários, juntamente com os demais secretários de Ciência e Tecnologia do Brasil para discutir diretrizes operacionais de atuação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O momento foi de troca de experiências e apresentação das demandas estratégicas do seguimento nos Estados.

“Em Sergipe são desenvolvidas diversas ações em ciência, tecnologia e inovação que têm sido importante para a ampliação da competitividade da economia local.  Recente, o Governo de Sergipe assinou um acordo de cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para implantação definitiva da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o RNP, que é a primeira rede de acesso à Internet no Brasil. A RNP integra cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de um milhão de usuários”, ressaltou o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

O secretário Saumíneo lembra que a Nova RNP foi lançada em 2005, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local - redes de campus; Além de atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas, a exemplo de telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.; e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.

Presente em todas as programações da reunião, o diretor da FapitecMarcelo Mendonça, informou que a pauta da reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é produzida pelas FAPs estaduais, que buscam atender as demandas comuns. “A interação e negociação com as agências federais de fomento e instituições associadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, inclusive de outros países, passa a ser feita ‘em bloco’ através da representatividade do Conselho das FAPs. Além disso, é um ambiente de discussão profícua e de grande troca de experiência”.

64 anos de SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de Ciência e Tecnologia (C&T;) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.;

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C; (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

*Com informações do MCT







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005