MCT prorroga contrato de gestão da RNP por R$ 18,3 milhões

TeleSíntese
06.08.2007

O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) prorrogou pela nona vez o contrato de gestão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Pelo termo aditivo publicado no Diário Oficial da União de hoje, O MCT repassará à RNP recursos financeiros de R$ 18,3 milhões, para execução do presente exercício.

O contrato envolve a operação e desenvolvimento da internet, integração e expansão do uso de tecnologias da informação e comunicação para a educação pública. A RNP integra mais de 300 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de um milhão de usuários.

A RNP

Primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a RNP foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infra-estrutura de rede Internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991. Em 94, já atingia todas as regiões do país. Entre 2000 e 2001, a rede foi totalmente atualizada para oferecer suporte a aplicações avançadas. Desde então, o backbone RNP, como é chamado, possui pontos de presença em todos os estados brasileiros. Em 2005, a tecnologia do backbone é novamente atualizada com links ópticos operando a múltiplos gigabits por segundo.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005