Nic.br busca voluntários para medição de banda larga

Convergência Digital - coluna Circuito
21.09.2009

O Ceptro, Centro de Estudo e Pesquisas em Tecnologia em Redes e Operações, núcleo responsável por projetos relacionados à melhoria da infraestrutura Internet no país do NIC.br, procura por voluntários no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Fortaleza para o projeto de medição da conexão banda larga mais precisa que a do applet Java Simet, disponível em http://simet.ceptro.br.

A intenção é focar em um universo menor, porém representativo, de usuários e provedores, conforme explicou há alguns dias Demi Getschko, presidente do NIC.br, braço operacional do Comitê Gestor da Internet, o CGI.br.

Para tanto, o Ceptro instalará um um thin client com GPS como esse da foto na casa de cada voluntário, ligado a uma conexão Internet contratada especificamente para o teste e de uso exclusivo desse equipamento, de forma a rodar periodicamente, 24/7, os mesmos testes do Simet, acrescidos de alguns outros. O NIC.br arcará com as despesas da conexão.

Os voluntários só precisam oferecer local físico para o equipamento, e a contratação e posterior cancelamento da conexão Internet que estará em teste. Que não pode ser a mesma conexão Internet já existente na residência. Precisa ser uma conexão exclusiva para o teste.

A intenção do CGI é chegar a 200 equipamentos instalados em oito cidades, incluindo São Paulo. Os primeiros 40 já foram importados e segundo Demi Getschko começam a ser instalados no mês que vem.

O projeto de medição do NIC.br conta com o apoio da Anatel e do InMetro, além da RNP, Abranet, Abrafix e ABTA.

Para se candidatar, envie um e-mail para medicoes@ceptro.br solicitando informações.

O pessoal o Ceptro lembra ainda que mesmo pouco preciso, o applet Java disponibilizado no último FISL vem passando por melhorias constantes. É capaz de medir diversas características do enlace de última milha (do provedor até o usuário). E recomendam o seu uso para que possam continuar aprimorando a ferramenta.

Anatel também terá sistema de medição

Enquanto o NIC.br focará a percepção do usuário, a Anatel se prepara para refazer a licitação para aquisição de um sistema que monitore a disponibilidade da rede e a velocidade de tráfego, semelhante ao usado pela a Anacom, de Portugal. Só assim será possível fiscalizar se as operadoras estarão de fato ofertando as velocidades mínimas e máximas que deverão estar explicitadas em contrado, daqui para frente.

A intenção da Agência, segundo o conselheiro Jarbas Valente, é monitorar toda e qualquer rede de dados, fixa ou móvel.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005