Novo sistema de pesquisa é liberado para 311 assinantes

Portal do MEC
15.01.2010

Foi liberado esta semana o acesso ao novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A página eletrônica está à disposição de 311 instituições de ensino e pesquisa (assinantes do portal) de todo o país. Lançado em 11 de novembro de 2009, em caráter experimental, o novo portal foi liberado inicialmente para 12 instituições. Posteriormente, para mais 49. A etapa final foi concluída esta semana com o acesso a redes de 250 instituições, totalizando as 311.

O sistema contém ferramenta de busca integrada a todas as bases do acervo por meio de consulta por autor, assunto ou palavra-chave — até então, a pesquisa era feita separadamente nos acervos de diferentes editoras. Outra novidade é o acesso personalizado ao conteúdo científico e informativo. O usuário pode guardar periódicos, bases de dados, artigos e estratégias de busca, por área do conhecimento, autor ou palavra-chave, em uma pasta virtual.

Têm acesso garantido a recursos do novo portal os professores, pesquisadores e estudantes de instituições de educação superior públicas e particulares que usavam o antigo sistema, além de institutos de pesquisa que oferecem pós-graduação e fundações de amparo à pesquisa. No sistema anterior, o acesso, por meio da página eletrônica da Capes, restringia-as a pesquisas de conteúdos livres. Agora, os assinantes têm à disposição todas as bases disponíveis.

Criado em 2000, o Portal de Periódicos democratiza o acesso ao conhecimento e facilita a pesquisa científica por meio de bases de dados on-line. O acervo contém 22,5 mil publicações periódicas nacionais e internacionais sobre todas as áreas do conhecimento. O novo portal é uma parceria da Capes com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005