Prodepa lança Ponto de Troca de Tráfego e anuncia chegada do PNBL no Pará

Agência Pará de Notícias
27.07.2012

 

A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) vai lançar, no próximo mês, o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) Belém, que está sendo instalado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.Br). A implantação de um PTT na capital garantirá a melhoria da comunicação via internet no Pará, fortalecendo a integração dos sites que estão em território paraense e aumentando a infraestrutura de alta velocidade do Estado.
 
Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente, e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. "Verticalizar o acesso gera uma economia de gastos públicos em todas as esferas de poder", conclui Theo Pires, presidente da Prodepa. Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega do tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da internet como um todo.
 
Além da inauguração do PTT-Belém, o lançamento consolida a parceria entre o Governo do Estado e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o lançamento das novas redes metropolitanas em fibra óptica em municípios do interior, ainda em 2012. "O Governo do Estado tem o compromisso com a sociedade não só de entregar as estradas físicas, mas as estradas do século XXI, da informação e do conhecimento", diz Theo Pires. "Da mesma forma que os rios foram a primeira rota de integração na Amazônia, e as estradas vieram como uma segunda opção, as infovias surgem como a terceira etapa desse processo, mas desta vez utilizando o conhecimento para abrir novos caminhos. O governo está se tornando pioneiro na criação das estradas do terceiro milênio, por meio de infovias em fibra óptica".
 
A parceria com a Telebras, a partir de sua chegada no Estado, é um dos pontos altos do evento, que vai contar com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente da Telebras, Caio Bonilha. Na ocasião será lançado o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) no Pará, que tem como metas a massificação da internet e o desenvolvimento de políticas que incentivem a produção de tecnologia, a modernização da infraestrutura e medidas regulatórias para o setor.
 
Para o presidente da Prodepa, o PNBL promove um grande avanço para o consumidor ao permitir que a população de baixa renda seja atendida com o serviço de internet em banda larga a baixo custo. "A chegada da Telebras provoca um grande impacto nas cidades porque ela incentiva a competição, o que provoca a queda de preços e a consequente  melhoria na qualidade dos serviços", comemora.
 
Serviço: Lançamento do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) em Belém e chegada do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) ao Pará. Dia 16 de agosto, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, a partir das 18 horas.

 







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005