Rede Metropolitana de São Carlos será inaugurada no dia 10 de outubro

Primeira Página
06.10.2011

No dia 10 de outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) inaugura a Rede Metropolitana de São Carlos (Rede Sanca). A cerimônia será realizada às 11h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Rede Sanca faz parte da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê).

A Rede Sanca é a primeira rede de alta velocidade a ser inaugurada como parte do Programa de Expansão da Redecomep, que visa à capilarização do backbone acadêmico nacional para cidades do interior dos estados. Utilizando tecnologia óptica, a Rede Metropolitana de São Carlos tem 27 km de extensão e interliga sete instituições em velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade futuramente. A Rede Sanca contou com a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que disponibilizaram a infraestrutura para a passagem dos cabos ópticos.

A Redecomep é uma iniciativa do MCTI custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que prevê a instalação de redes de alta velocidade integrando as principais instituições de ensino e pesquisa em 27 cidades brasileiras. Todas as redes metropolitanas serão interligadas à rede Ipê, que conecta cerca de 500 Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de pesquisa em todo o País e atende hoje mais de um milhão de usuários.

De acordo com Regina Borges de Araújo, coordenadora de Comitê Gestor da Rede Sanca e docente do Departamento de Computação da UFSCar, a Rede potencializa novas iniciativas e aplicações que podem impulsionar o desenvolvimento da cidade de São Carlos e região. Com recurso de rede de alta velocidade, instituições parceiras podem colaborar em projetos nas áreas da saúde, educação, segurança, vigilância tecnológica, dentre inúmeras outras. "A Rede Sanca deverá ser também um recurso facilitador para projetos de interligação da cidade de São Carlos à rede nacional de telecomunicações", afirma Regina.

Interligadas por uma rede óptica, as instituições participantes da Rede Sanca podem trocar informações com agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, o que possibilita a ampliação das atividades de cooperação científica. Uma vez inaugurada, a Rede Sanca passa a ser gerida por um consórcio formado, atualmente, pelas seguintes instituições participantes: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), líder do consórcio; Universidade de São Paulo (USP); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação; Embrapa Pecuária Sudeste; Hospital-Escola; Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec); Centro Universitário Central Paulista (Unicep); Centro Municipal de Especialidades (CEME); Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), além de outras instituições em processo de interligação.

Programa de Expansão da Redecomep

A implantação das redes ópticas já permite a obtenção de resultados positivos para as IES e centros de pesquisa conectados pelas Redes Metropolitanas em operação. Entre os benefícios estão a redução do valor pago pela conexão à Internet, o aumento da velocidade de acesso e o estímulo a projetos colaborativos com a participação de pesquisadores de diversos pontos do País. A demanda por conectividade no interior do Brasil e os resultados positivos alcançados até agora estimulam a expansão do projeto Redecomep.

Até o momento, já estão em operação vinte e duas redes em capitais brasileiras, com conexões de 1 Gigabit por segundo entre seus participantes. Velocidade que, nos próximos vinte anos, poderá ser ampliada de forma virtualmente ilimitada. A grande vantagem deste modelo é a possibilidade de utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com custos reduzidos.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005