Rede de alta velocidade passa a interligar instituições de São Carlos

EPTV
10.10.2011

São Carlos lançou nesta segunda-feira (10) a Rede Metropolitana de São Carlos (RedeSanca) que vai interligar, em uma rede de altíssima velocidade, instituições da cidade.

A inauguração foi no Teatro Florestan Fernandes, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ao todo, os 27 quilômetros de rede já tem sete centros conectados, como USP, UFSCar, Parqtec e Embrapa, e em breve serão 15.

Algumas instituições participaram do evento por uma videoconferência, dando uma amostra de como o sistema, que atualmente tem 1 Gb/s de velocidade, funciona. “As que têm mais de um ponto conectado podem reduzir o custo de internet no seu orçamento, mas o primordial é a colaboração entre elas e esse potencial de novas aplicações que surge”, disse a coordenadora do Comitê Gestor da RedeSanca, Regina Borges de Araújo.

O acesso a informações de laboratórios e pesquisas vai ser maior. Para o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, vai ficar mais fácil compartilhar dados entre as universidades. Os arquivos são pesados e fica quase inviável enviá-los pela internet. “É um ganho de escala inimaginável. Nós vamos precisar aprender a desenvolver novos aplicativos para esse potencial de capacidade instalado que a gente vai ter”, disse.

A tecnologia também deve melhorar a qualidade do atendimento no Hospital Escola. A Secretaria de Saúde vai digitalizar o prontuário, histórico de todos os pacientes. Informações importantes que vão chegar mais rápido para os médicos. “Antecedentes, medicamentos que ele usa e outras doenças que ele tenha esquecido de mencionar na consulta”, explicou o secretário de Saúde, Marcus Vinícius Bizarro.

No país, 22 outras redes já funcionam em capitais. Em São Carlos, o investimento para a instalação da rede ótica foi de R$ 706 mil, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Saiba mais sobre o projeto no site: www.redesanca.ufscar.br







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005