Rede vai unir centros de Petrolina e Juazeiro

Representantes do Itep e da Rede Nacional de Ensino reúnem-se, em Petrolina, para tratar da implantação de rede de internet de alta velocidade que beneficiará pesquisas no Vale

Jornal do Commercio
15.07.2009

Que o acesso à internet de alta velocidade facilita a troca de informações, todo mundo sabe. No entanto, quando essa agilidade envolve desenvolvimento, essa rapidez torna-se necessidade. Pensando nisso, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e a Rede Nacional de Ensino e pesquisa (RNP) promovem, amanhã, em Petrolina, uma discussão sobre a implantação da Rede Metropolitana de Internet de Alta Velocidade nos municípios de Petrolina e Juazeiro (BA).

Beneficiando instituições de educação e pesquisa das duas cidades, a infraestrutura óptica terá capacidade de operar em velocidade de 1 Gbps. A intenção é conectar os principais centros de ensino e pesquisa, permitindo a troca de grande volume de informação (dados, voz e vídeo). Para tal, haverá uma integração com as Redes Comunitárias Metropolitanas para Educação e pesquisa (Redecomep), sistema de comunicação de alta velocidade, apoiado pelos Pontos de Presença da Rede Nacional de pesquisa (RNP).

“A região do Vale do São Francisco é um importante polo econômico devido à agricultura irrigada. Isso fez com que muitas redes educacionais aportassem na região, fomentando desenvolvimento tecnológico do tipo exportação. É primordial que haja uma comunicação ágil e eficaz entre os profissionais”, destaca o presidente do Itep, Frederico Montenegro.

O projeto propõe sustentabilidade às redes metropolitanas através da formação de consórcios entre as instituições conectadas, denomindas primárias ou secundárias. As primeiras são filiadas ao governo federal – como por exemplo a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – e as secundárias, não.

Após o início das operações, as parceiras tornam-se responsáveis pela manutenção da infraestrutura da rede. “Mesmo com o custo de manutenção, há um grande interesse dos dirigentes, pois são claras as dificuldades que enfrenam no dia a dia”, finaliza Montenegro. O investimento será definido após a formação dos consórcios. A expectativa é que o alcance da rede seja de 35 km.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005