Salvador vai implantar rede de dados de alta velocidade

TI Inside
11.03.2008

A reunião para a definição dos prazos e dos detalhes finais do projeto ocorreu nesta terça-feira (11/3) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com a presença de representantes da Prefeitura, do governo do estado e de instituições de ensino superior.

Ainda neste semestre, o governo da Bahia deve implantar a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa de Salvador (Remessa). A reunião para a definição dos prazos e dos detalhes finais do projeto ocorreu nesta terça-feira (11/3) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), com a presença de representantes da Prefeitura, do governo do estado e de instituições de ensino superior.

A rede, segundo o secretário estadual de CT&I, Ildes Ferreira, terá velocidade de transmissão de dados quatro mil vezes superior à conexão em banda larga utilizada comercialmente. Ela vai interligar cerca de 20 instituições de ensino localizadas na região metropolitana de Salvador.

O secretário ressalta também que a rede será um importante vetor para o desenvolvimento da pesquisa na Bahia. “Estamos iniciando com nossa capital, mas vamos interligar cidades do interior que possuem instituições públicas federais e estaduais de ensino superior”, declarou Ferreira.

A rede terá inicialmente 120 quilômetros de extensão e 70 pontos, inclusive no local onde será implantado o Parque Tecnológico TecnoVia. Quando estiver operando, a Remessa vai permitir diversas aplicações, como de ensino a distância, telemedicina, convergência de voz e multimídia entre os pontos de presença, dentre outras.

O projeto está sendo coordenado pela Secti, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prefeitura de Salvador e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

De acordo com o coordenador Nacional de Projetos da RNP, José Luiz Ribeiro, está sendo acordado um convênio com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) que permitirá o uso dos postes de eletricidade para a implantação das fibras óticas.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005