UFPI será núcleo de programa nacional de Saúde

Durante reunião ficou estabelecido que a UFPI funcionará como núcleo de Telesaúde

Site 45 Graus
09.07.2009

Com o objetivo de capacitar os profissionais da área de Saúde, em especial as equipes do Programa Saúde na Família (PSF), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou do início da implantação do Programa Nacional de Telessaúde no Estado. Uma videoconferência com o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Messina, integrou representantes da UFPI, Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, Hospital Getúlio Vargas e Maternidade Dona Evangelina Rosa, ontem.

O objetivo da videoconferência foi trazer esclarecimentos sobre a metodologia do Telessaúde e os principais pontos que devem ser abordados no projeto de atuação do programa no Piauí. "O Programa Nacional de Telessaúde tem o objetivo de integrar ações para o fortalecimento da atenção primária à saúde e redução da mortalidade materno-infantil no Piauí, e hoje estamos juntando forças para iniciarmos o projeto no Estado", diz Verônica Abdala, representante do Programa Nacional de Telessaúde.

Durante a reunião, ficou estabelecido que a UFPI funcionará como núcleo do Telessaúde no Piauí, dando suporte aos pontos de atuação do programa em todo o Estado. "É importante que as pessoas saibam que RUTE e Telessaúde são programas distintos, mas que possuem o mesmo objetivo que é capacitar esses profissionais e que, além dos cursos de formação, fazem com que problemas de saúde sejam resolvidos no município de origem, sem a necessidade de deslocamento do paciente para a capital. Isso será possível através das aulas de teleassistências, ensinadas a distância, do núcleo da UFPI", continua Verônica.

A RUTE é uma iniciativa que visa melhorar a infraestrutura para telemedicina nos hospitais universitários. "A UFPI já fez o projeto para a dinamização do HU e para a capacitação dos profissionais de saúde e ele já foi aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Essa aprovação já nos garantiu os equipamentos para a formação do núcleo de capacitação", afirma Pedro de Alcântara, membro da equipe da RUTE na UFPI.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da UFPI, Lis Marinho, a intenção é que o programa de Telessaúde seja integrado ao projeto de Qualificação da Atenção Básica, já realizado pelo núcleo na capacitação de profissionais do PSE. "Faremos o possível para que esse projeto dê certo e que possamos unir forças com o Governo do Estado para que o Telessaúde seja implementado no Piauí. Investir na qualificação dos profissionais é garantir melhor atendimento e saúde de qualidade para a população", finaliza Lis Marinho.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005