Universidade Federal de Sergipe com seu primeiro núcleo Rute

Portal Fator Brasil
15.01.2011

O Hospital Universitário/UFS (Universidade Federal de Sergipe) ganhou em dezembro de 2010, seu primeiro núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que promove a integração das atividades de telessaúde no país. A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela operação da internet acadêmica brasileira. Hoje, são 158 instituições beneficiadas com equipamentos, conexão em banda larga e adequação de salas de videoconferência, distribuídas por todos os estados brasileiros. O vice-reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, estarão presentes na solenidade.

O núcleo Rute da UFS vai integrar o Hospital Universitário a outras unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico a distância. Exemplo desta integração são os Grupos de Interesse Especial (ou SIG, na sigla em inglês), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são 39 SIGs.

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) - O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área. A Rute começou em janeiro de 2006, com 19 Hospitais Universitários (HUs); em 2007, esse número dobrou, incluindo todos os HUs nas universidades federais e a implantação de núcleos em IFES ainda sem HUs; em 2008, mais 26 instituições de saúde se associaram através de um convênio da RNP com o Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde; em 2010, são mais 75 instituições, incluindo todos os hospitais públicos certificados de ensino e instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde. Atualmente em sua terceira fase, a rede é formada por 158 instituições, distribuídas por todos os estados do Brasil. Existem núcleos da Rute instalados em hospitais universitários de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná, Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba, Pará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso e Espírito Santo.

A RNP - Responsável pela introdução da internet no Brasil em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria com a internet mundial.

Núcleo Rute do Hospital da Hospital Universitário da UFS (Universidade Federal de Sergipe),- Rua Cláudio Batista, s/n, bairro Sanatório, Aracaju (SE).







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005