Velocidade da conexão de Internet na UFPR sobe 4 vezes

Planeta Universitário.com
17.03.2011

Com novos circuitos, capacidade salta de 2,5 Gbps (gigabits por segundo) para 10 Gbps. Além da UFPR, mudança beneficia a UTFPR, IFPR, Unila, PUC-PR, Simepar, Lactec, Embrapa e todas as universidades estaduais, entre outras instituições. O Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Paraná concluiu no último dia 10 de março a ampliação da conexão Internet acadêmica que atende a UFPR.Abrigado no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade Federal do Paraná, o PoP-PR atende todas as instituições vinculadas à RNP no Estado. Além da UFPR, também são beneficiadas pela ampliação a UTFPR, IFPR, Unila, PUC-PR, Simepar, Lactec, Embrapa e todas as universidades estaduais, entre outras instituições do Estado.

A operação, que durou cerca de três meses, envolveu a implantação de uma nova infraestrutura de backbone (conexão central de um sistema mais amplo), com circuitos de até 10 Gbps (gigabits por segundo) e novos equipamentos. Antes, a capacidade era de até 2,5 Gbps.

"Com isso será garantido uma melhora na qualidade acesso Internet de toda comunidade acadêmica do Estado", explica Pedro Torres, coordenador técnico do PoP-PR e professor da UFPR. "Também vamos promover o desenvolvimento e uso de novas aplicações que demandam de redes de computadores de alta velocidade, como transmissões de vídeos em alta qualidade, multiconferências e preservação digital."

Nacionalmente, a infraestrutura engloba 27 pontos de presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender mais de 600 institutos de ensino e pesquisa em todo o país.

A recente ampliação é resultado de acordo de cooperação com a empresa de telecomunicações Oi, que proverá à RNP infraestrutura de transmissão em fibras ópticas para uso não-comercial e participará de projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse comum.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005