Zappiens apresenta filmes feitos pela Agência Nacional

Vooz
04.02.2010

Cerca de 300, dos 900 cinejornais produzidos pela Agência Nacional, órgão de propaganda do governo federal, entre os anos 1930 e 1970, estão disponíveis para visualização gratuita no portal Zappiens.

Lançado hoje pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Zappiens é um serviço de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.

Esta é a primeira vez que o Arquivo Nacional oferece conteúdo digitalizado à distância. O acervo da instituição, responsável pela guarda de todos os documentos gerados pelo poder público federal desde que foi criado, em 1838, pode ser consultado pelo público, mas somente presencialmente, em Brasília ou no Rio de Janeiro.

A adesão ao portal Zappiens é, de acordo com Jaime Antunes da Silva, diretor geral do Arquivo Nacional, parte do processo de "publicar informações que muitas vezes existem dentro dos muros das instituições" responsáveis por sua guarda. Ele explica que o Arquivo Nacional vem investindo nisso, porque as instituições patrimoniais não são órgãos "de entesouramento de documentos e sim de disseminação de informação".

Este processo de publicidade de arquivos em video necessita, no entanto, da definição de padrões de formato de digitalização. "O Conselho Nacional de Arquivos definiu, por exemplo, padrões para o uso de metadados e para documentos digitais", explica ele, "de maneira que a informação desses documentos seja perpetuada" e sua visualização e leitura não sejam impossibilitadas quando as tecnologias e formatos forem superados.

Os filmes da Agência Nacional, por exemplo, estavam arquivados no formato de video U-Matic e a instituição tem o ônus de manter máquinas de leitura para essas fitas. Por anos, mesmo depois de não haver mais peças de reposição para essas máquinas. O mesmo pode acontecer com formatos digitais, se forem proprietários e seu desenvolvimento for descontinuado pelas empresas.

Além do conteúdo do Arquivo Nacional, o portal conta com 5 a 6 mil vídeos, a maior parte deles da USP, que desenvolveu a plataforma usada no portal. Entre os videos há aulas, documentários, seminários de diversas faculdades. Há também palestras e cursos do NIC.br e do Grupo de Trabalho em Segurança em Redes, ambos do CGI.br.

Os videos estão disponíveis somente para visualização e não para download. "As pessoas ainda não dominam as informações sobre direitos autorais e seria grave ter que interromper o serviço (por conta de questões ligadas à violação desses direitos)", explica Adriano Dorian, gestor de conteúdo IPTV e produtor de conteúdos audiovisuais na USP. A universidade e a RNP desenvolveram a plataforma tecnológica do portal. O serviço, de acordo com José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da RNP, ainda está em fase piloto, e novas funcionalidaes serão desenvolvidas na medida das necessidades.

A ideia do Zappiens é se transformar em uma plataforma usada por várias instituições para publicar seus arquivos de video na internet, por meio de hospedagem direta ou por meio da hospedagem dos dados referentes aos arquivos, de maneira que eles possam ser acessados a partir do portal. O formato usado para a visualização dos arquivos ainda é proprietário (.wmv). Há previsão de oferecer conteúdos em Flash (.swf) e no formato livre .ogg. De acordo com Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da Comissão de Conteúdos do comitê, em breve será realizado um acordo para dispor o conteúdo do Fórum Internacional de Software Livre, que estará disponível para download.

O projeto conta, ainda, com a parceria da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.







ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Na mídia

 


RNP na mídia em RSS

Você pode receber as notícias divulgadas no RNP na Mídia em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.


Documentos relacionados:

Clipping da RNP 2003-2007

Relatório estatístico de notícias sobre a RNP veiculadas na imprensa

rel0936d.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 31.12.2005