13º SCI chega ao final
   

Autor: Eduardo Viana;


O 13º Seminário RNP de Capacitação e Inovação (SCI) chegou ao final na tarde desta sexta-feira (26/10). Foram cerca de 100 horas de cursos e de 80 horas de palestras e bate-papos. Dos mais de 200 inscritos, 164 participaram de cursos em temas como certificação digital, monitoração e desempenho de redes, gerência e distribuição de vídeo digital, segurança de redes e serviços de TI. Para montar toda a estrutura do SCI – que inclui cinco salas de aula, um auditório, uma sala de administração, infra-estrutura de redes com e sem fio e VoIP –, foram necessários 12.000 metros de cabos, 160 microcomputadores, 25 servidores, 230 estabilizadores e 30 no-breaks, além de horas e mais horas de suor e pouco sono.

O SCI é promovido anualmente pela RNP desde 1995. Visa à capacitação dos técnicos dos pontos de presença (PoPs) da rede nacional acadêmica (Ipê) e das instituições usuárias desta rede. Desde 2004, as palestras abertas são transmitidas pela Web. Paralelamente ao 13º SCI, foram inaugurada a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (Remep), no dia 25, e realizado o 3º encsirts, encontro de grupos de segurança acadêmicos, no dia 26.

Bate-papos com as áreas de operações da RNP

De segunda a quarta-feira foram realizados bate-papos com as equipes do Centro de Engenharia e Operações (CEO), do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) e com o Serviço de Tecnologia da Informação (STI), todas ligadas à Diretoria de Operações. O STI falou sobre políticas de uso para os serviços de rede oferecidos pela RNP a seus clientes e sobre as máquinas de serviço instaladas nos pontos de presença.

Felipe Tocchetto, do STI, explicou que as máquinas de serviço são colocadas nos PoPs para uso do CEO (medição de desempenho do backbone), do CAIS (stormcenter, prevenção de ataques) e dos grupos de trabalho da RNP. A RNP está pensando em compartilhar estes equipamentos com os PoPs, criando "máquinas virtuais", mas, em princípio, as máquinas não são para uso dos PoPs.

Tulio Gandelman, gerente do STI, avisou que dez PoPs terão as máquinas de serviço atualizadas e que as máquinas que hoje estão nestes PoPs serão redistribuídas pelos demais, que estão com equipamentos obsoletos. As unidades que receberão novos equipamentos são os PoPs RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, BA, PE e CE, todos no eixo gigabit da rede Ipê.

O CEO e o CAIS fizeram, em seus bate-papos, uma retrospectiva de 2007 e apresentaram seus planos para 2008 (veja notícias anteriores).

Configuração de equipamentos e conferência Web

Na quinta-feira, antes da inauguração da Remep, houve duas palestras: Instalação e configuração automática de computadores e Soluções Acrobat Connect Professional para comunicação corporativa. A primeira foi dada pelo coordenador acadêmico da Escola Superior de Redes RNP. Luiz Coelho. A segunda foi concedida pelo gerente de desenvolvimento de negócios educacionais da Adobe no Brasil, Marcos Scheidegger.

Luiz Coelho apresentou a solução usada pela Escola Superior de Redes para automatizar a instalação e configuração de microcomputadores. Com esta solução foi possível otimizar o tempo dos técnicos responsáveis pela instalação dos equipamentos, facilitando enormemente o trabalho. A ferramenta se mostrou tão vantajosa que se está pensando em montar um "ESR-in-a-box", um pacote portátil para instalação e configuração rápida de qualquer grupo de equipamentos que vá ser usado em um curso da Escola, mesmo que não seja em uma unidade da Escola.

O segundo palestrante do dia 25 apresentou a solução Acrobat Connect Professional. O software é voltado para usuários não técnicos. Permite a realização de reuniões colaborativas e palestras virtuais, com gravação e compartilhamento de conteúdo textual ou multimídia, que podem ser acessados ao vivo ou sob demanda.

Encontro de segurança

Logo após o 13º SCI, foi realizado o 3º encsirts, encontro de CSIRTs acadêmicos. O objetivo era promover a aproximação dos grupos acadêmicos. O evento era fechado e reuniu representantes de grupos de diversos estados. Foram apresentadas algumas ferramentas desenvolvidas por estes grupos para identificação e atendimento de incidentes de segurança, falou-se sobre parcerias para capacitação na área de segurança e de TI em geral e sobre propostas de leis para combate ao cibercrime.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.