Aprovados GTs RNP para o período 2010-2011
   

No dia 29/11, a Diretoria Executiva da RNP anunciou os novos Grupos de Trabalho (GTs) para o período 2010-2011. Entre os GTs selecionados foram escolhidos oito grupos, seis para a primeira fase e dois para a segunda. Na primeira fase os grupos criam e demonstram o protótipo de um novo serviço de rede. Na segunda, o protótipo deve ser desenvolvido com vistas à implantação de um serviço-piloto na rede acadêmica.

Entre as propostas recebidas a partir do edital dos GTs lançado no dia 20/8 de 2010, seis foram selecionadas. Elas serão os GTs de primeira fase do período 2010-2011:

  • GT-Mconf - Sistema de Multiconferência para Acesso Interoperável Web e Móveis. Coordenador: Valter Roesler (UFRGS).
  • GT-AVCS - Ambiente de Videocolaboração em Saúde. Coordenadora: Tatiana Aires Tavares (UFPB).
  • GT-DigitalClouding – Preservação Digital com Armazenamento em Nuvem. Coordenador: Luis Carlos Erpen De Bona (UFPR).
  • GT-LinkedDataBR - Exposição, Compartilhamento e Conexão de Recursos de Dados Abertos na Web (Linked Open Data). Coordenadora: Maria Luiza Machado Campos (UFRJ).
  • GT-SciFi – Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio. Coordenador: Luiz Claudio Schara Magalhães (UFF).
  • GT-ReBUS - Redes de Acesso em Ônibus Universitários. Coordenador: Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ).

Dos GTs que realizaram sua primeira fase no período 2009-2010, dois foram escolhidos para continuar no período 2010-2011. Eles serão os GTs de segunda fase:

  • GT-STCFed 2 - Serviços para Transposição de Credenciais de Autenticação Federadas. Coordenador: Joni da Silva Fraga (UFSC).
  • GT-UniT 2 - Monitoramento do Universo Torrent. Coordenador: Antonio Marinho Pilla Barcellos (UFRGS).

A RNP lançou o programa Grupos de Trabalho em 2002 com o objetivo de viabilizar projetos que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.