Brasil passa a ter mais de mil pontos de acesso ao eduroam
   

Durante os primeiros cinco meses do ano, com a adesão de novas instituições ao eduroam, serviço de rede sem fio segura voltado para a comunidade acadêmica, o Brasil passou a ter mais de mil pontos de acesso, atingindo especificamente a marca de 1.046 pontos no início de junho. Com isso, a América Latina passa a ser a segunda região do planeta com maior cobertura de rede sem fio atendida pelo eduroam.

Esse crescimento no Brasil e, consequentemente, na América Latina foi alavancado nos últimos dois anos pelos resultados obtidos pelo projeto ELCIRA (Europe Latin America Collaborative e-Infraestructure for Research Activities), que incentiva o desenvolvimento de serviços e ferramentas colaborativas entre a América Latina e a Europa.

Diante dessa expansão, foi formado um comitê entre os países da América Latina usuários do eduroam, a Confederação Latino-americana, para discutir questões intrínsecas da região e levá-las ao Comitê Global de Governança do eduroam (GeGC). O gerente de Serviços da RNP, Leandro Guimarães, foi eleito o secretário desse comitê, em reunião durante o TICAL 2014, conferência que reúne os diretores de TIC das universidades latino-americanas, este ano realizada em Cancún, no México. O gestor da RNP também representa a América Latina no comitê global, junto de Alejandro Lara, da rede acadêmica do Chile (REUNA).






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.