Gestores de TIC de universidades argentinas conhecem a rede acadêmica brasileira
   
RNP foi apresentada como case de sucesso em fórum que reuniu representantes de 33 universidades na cidade de Córdoba

Divulgação/UNVMO diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes, participou, nos dias 30/8 e 31/8, do Fórum de Responsáveis em TIC das Universidades Nacionais da Argentina, realizado na Universidade Nacional de Villa María (UNVM), em Córdoba. Participaram do evento representantes de 33 instituições de ensino superior e pesquisa argentinas, que, entre outros assuntos, debateram questões relacionadas à Rede de Voz sobre IP (VoIP) das Universidade Nacionais.

Convidado especial do evento, o diretor adjunto apresentou ao público o trabalho realizado pela RNP nas áreas de serviço, infraestrutura e pesquisa e desenvolvimento, além de projetos de instituições de ensino e pesquisa suportados pela rede Ipê.  O especialista em TIC da RNP, Alex Galhano Robertson, em sessão de videoconferência, apresentou detalhes sobre a cooperação entre RNP e a Rede de Interconexão Universitária (RIU) da Argentina, cujo foco é integrar pesquisadores dos dois países através de telefonia VoIP.  Robertson falou também  do projeto do Ponto de Interconexão de Tráfego VoIP (PIT-VoIP), no âmbito da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), conduzido pela RNP com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“A participação do representante da RNP nos permitiu ter uma visão mais ampla sobre como são as redes acadêmicas nos outros países, principalmente o Brasil, que é um dos países que tem esse tipo de rede mais desenvolvida”, observou Mariano Martin, diretor de Software da UNVM, em entrevista após o evento.

Antônio Carlos F. Nunes afirma que a infraestrutura brasileira chamou a atenção dos participantes: "Os representantes e gestores das universidades da Argentina ficaram impressionados com a estruturação e oferta de serviços da rede acadêmica brasileira”, disse o diretor adjunto, assinalando também que “a RIU, capilarização da Innova|Red (rede acadêmica argentina), busca melhorias na sua infraestrutura de rede, estando muito interessada na modelagem e estruturação de serviços, tendo iniciado com um projeto para a oferta de VoIP, e atualmente contando com 28 instituições conectadas”.

Durante o encontro, foi assinada uma carta de intenções para a criação do Fórum de Gestores de TIC das Universidades, batizado de TICAR. O objetivo do grupo será integrar os profissionais para discutir temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação nas instituições participantes.

Veja a galeria de fotos do evento.
Foto: Divulgação/UNVM

 






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.