Inauguradas as salas de Telepresença da RNP a serviço da Telemedicina
   
De caráter inédito, a cerimônia aconteceu ontem, conectando, simultaneamente, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife

 

Foto: Marcelo Dischinger

Ontem, dia 1º/3, foram inauguradas as salas de Telepresença a serviço da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). De caráter inédito, a cerimônia aconteceu através do novo serviço de Comunicação e Colaboração da RNP, conectando, simultaneamente, os núcleos de telemedicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da RNP Brasília.

Em Brasília, o evento contou com a participação do secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias; do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins; do subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa, Arquimedes Diógenes Ciloni; e do diretor geral da RNP, Nelson Simões. 
As salas presentes nas universidades contaram com a presença de seus reitores, a saber: Walter Manna Albertoni (UNIFESP), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado (UFPE), Ricardo Vieiralves de Castro (UERJ) e Clélio Campolina Diniz (UFMG). Da Finep, participaram da cerimônia o superintendente da Área de Tecnologia para Desenvolvimento Social da instituição, Maurício Broxado de França Teixeira, e os diretores da RNP de Gestão, Wilson Coury, e de Serviços e Soluções, Jose Luiz Ribeiro Filho.
No evento, as autoridades puderam vivenciar a sensação de imersão que a Telepresença proporciona, já que tiveram a sensação de estarem fisicamente próximos de pessoas distantes, vendo seus interlocutores em telas grandes, em tamanho real.
“A sociedade do futuro é a sociedade do conhecimento, e as tecnologias como a que testemunhamos aqui vêm elevar essa capacidade, permitindo uma sinergia da integração e da cooperação entre áreas diferentes”, afirmou Luiz Antonio Elias. 
O superintendente da Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social da Finep, Maurício França, disse que “a nova sala e a cooperação que permitirá representam um enfoque totalmente novo e dinâmico para o acompanhamento de projetos e um novo paradigma para algumas ações da empresa”. 
 
Ministro Raupp imerge na Telepresença
 
Foto: Stela Tsirakis
 
Mais tarde, no mesmo dia, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, fez uma visita à RNP, para conhecer a sala de Telepresença do local. Através de uma conexão com a sala da UFMG, ele pode experimentar a nova tecnologia e conhecer mais sobre os projetos de telemedicina da Rute.
Em uma conversa descontraída, o diretor do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, a coordenadora do núcleo Rute do HC, Beatriz Alckmin, e o gerente de Projetos da RNP, Luiz Ary Messina, explicaram que a Telepresença será empregada para a realização de consultas à distância, segunda opinião médica e capacitação. 
De acordo com dados da UFMG, cada real investido em projetos de telemedicina representa o dobro de economia para a universidade.
 

 






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.