Incidentes de segurança na rede acadêmica caem 37%
   

Autor: Danielle;


A rede acadêmica brasileira totalizou 6.028 incidentes de segurança no primeiro trimestre de 2008, uma queda de 37% (3.537 casos a menos) em relação ao mesmo período de 2007. Esses dados são do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Segundo o CAIS, entre os principais incidentes detectados e tratados em 2008 estão 296 casos envolvendo troca de páginas, em que o atacante substitui o conteúdo original de uma página web ou inclui conteúdo não autorizado na página atacada. Também foram detectados 88 casos de phishing - ataques que têm por objetivo obter dados confidenciais de usuários.

Quando o primeiro trimestre de 2008 é comparado com o mesmo período de 2006, a queda é ainda maior: 69,4%. Isso se deve à consolidação das ações realizadas pelo CAIS e à erradicação das máquinas infectadas na rede Ipê (da RNP), nos últimos anos.

Observa-se ainda uma sensível redução na média mensal de 2008 (2.009 incidentes) em relação aos primeiros trimestres de 2007 e 2006 (3.188 e 5.901 casos, respectivamente). Isto se deve, em especial, a dois fatores: além da maior capacidade de identificação dos sistemas comprometidos, pelo CAIS, há uma preocupação crescente das instituições acadêmicas e de pesquisa em preservarem a operação e a integridade das suas redes.

O CAIS recomenda algumas práticas para que os riscos de comprometimento de redes sejam minimizados, entre elas, a atualização dos sistemas e aplicativos computacionais e a orientação pelas políticas de segurança institucionais.

Mais informações sobre as estatísticas e o CAIS-Resumo:
http://www.rnp.br/cais/alertas/2008/cais-res-20080506.html






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.