Iniciativas do governo em Segurança da Informação e Comunicação
   

A segunda sessão do debate sobre segurança de redes, realizado nesta quarta-feira, no 16º Seminário de Capacitação e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (SCI/RNP), abordou a questão da segurança da informação e comunicação na administração pública federal.

O coordenador geral de Tratamentos de Incidentes de Segurança do Departamento de Segurança da Informação e Comunicação do Gabinete de Segurança da Informação da Presidência da República (DSIC/GSI), Eduardo Wallier, mostrou como é feita a coordenação da inteligência federal no que tange às atividades de segurança de informação. Ele afirmou que a criação de uma cultura de segurança na administração pública do Brasil é difícil, dada a estrutura desta, composta por 39 ministérios, 6 mil entidades públicas, mais de 920 mil servidores no executivo e 12 mil sites com o domínio .gov.br.

Para coordenar e solucionar os problemas de rede, foi criado, em 2004, o Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança em