Interiorização da banda larga ganha força na Bahia
   
Projeto do Ministério das Comunicações alcancará nove municípios e o do Governo do Estado, cerca de 100

Dois projetos – um do Ministério das Comunicações (MiniCom) e outro da Secretaria Estadual de Tecnologia e Inovação (SECTI) – podem ajudar a RNP a expandir a conectividade de instituições de ensino e pesquisa no estado da Bahia. Por meio do projeto Cidades Digitais, o MiniCom pretende levar banda larga, em caráter piloto, a nove municípios do estado, instalando infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos municipais e outras instituições públicas. Já a SECTI está em fase de desenho de uma rede composta por dois anéis ópticos, que deverá atender aproximadamente 100 municípios do interior do estado.

 
Ambas as iniciativas foram apresentadas durante o Workshop de Tecnologias de Redes do PoP da Bahia, realizado nesta quinta-feira (27/9), na Universidade Federal da Bahia. Quem se encarregou de apresentar os detalhes dos projetos foram o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do MiniCom, Américo Bernardes, e a diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação da SECTI, Jurema Valença. O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi (foto), avaliou como positivas as ações, manifestando interesse em pegar carona nos projetos para atender as ambiciosas metas de conexão de instituições de ensino e pesquisa no país. “Existem algumas cidades que serão atendidas pelos projetos que nós temos interesse”, apontou Grizendi. A ideia é aproveitar que há interesse local em levar banda larga a essas regiões e unir esforços e compartilhar infraestrutura para atender as instituições de interesse da RNP.
 
Os projetos em elaboração na Bahia – assim como outras iniciativas estaduais – são vistos como fortes catalisadores no processo de interiorização conduzido pela RNP, uma vez que permitem conectar mais instituições, em menos tempo e com menos recursos. Até 2014, a meta é oferecer ao menos 100 Mb/s a todas as instituições do interior e 1 Gb/s nas capitais.

 






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.