Ministério da Saúde apresenta Projeto Piloto de Telessaúde
   

Autor: Eduardo Viana;


Marcia Cristina Marques Pinheiro, representante do Ministério da Saúde (MS) na mesa redonda sobre telemedicina, apresentou o “Projeto Piloto Nacional de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica à Saúde no Brasil”. Coordenado pelo Ministério da Saúde, o projeto conta com diversos parceiros, tais como os Ministérios da Educação, da Defesa, da Ciência e Tecnologia e das Comunicações; a Casa Civil; e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

O objetivo do projeto é “melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da ampliação das capacitações das equipes de saúde da família através de tecnologia capaz de promover a tele-educação e a telessaúde, com resultados positivos na resolutividade do nível primário e conseqüentemente na saúde da população.” A prioridade do MS, conforme frisou Márcia Pinheiro, é a atenção básica e a estratégia prioritária está calcada no programa Saúde da Família.

Serão criados nove núcleos de telessaúde (AM,CE, PE, GO, MG, SP, RJ, SC, RS). Cada núcleo contará com cem pontos de acesso, chegando a 2.700 equipes de saúde da família e beneficiando de 8 a 11 milhões de habitantes. “Os pontos deverão ficar, prioritariamente, em locais de difícil acesso geográfico e onde os profissionais de saúde tenham mais dificuldade de acesso à informação”, explicou Marcia Pinheiro. Uma parceria com a RNP deverá ampliar o número de núcleos de telessaúde com 32 novos pontos, cobrindo todos os estados brasileiros.

Espera-se melhorar a qualidade do atendimento no SUS, reduzir custos e dimunir a necessidade de deslocamento da população com a estruturação de uma rede de cooperação em saúde, a capacitação a distância das equipes de saúde da família e a criação de uma biblioteca virtual em atenção básica à saúde, entre outras ações vinculadas ao projeto.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.