RNP disponibiliza transmissão de TV do governo federal
   

Autor: Juliana Berriel;


Marca RadiobrásA RNP disponibiliza, 24 horas por dia, a sua rede de servidores de vídeo digital para a transmissão da TV NBR, a TV do governo federal. Qualquer usuário da Internet poderá assistir, em tempo real, ao canal Radiobrás e ficar por dentro das ações do Poder Executivo Federal.

A parceria entra a RNP e a Radiobrás foi formalizada a partir de uma experiência envolvendo a Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), em março deste ano. Na ocasião, as imagens da Missão Centenário, que levou ao espaço o primeiro astronauta brasileiro, foram geradas pela Radiobrás e transmitidas pela rede Ipê, infra-estrutura brasileira de Internet acadêmica.

Para captar o sinal do canal NBR e viabilizar a transmissão pela rede, foi instalada uma antena no alto do prédio da RNP, em Brasília. Esse sinal passa por um processo de digitalização e codificação para ser transmitido por streaming em tempo real. O codificador está hospedado no Internet Data Center (IDC) da RNP. O canal da TV do governo federal também pode ser captado por cabo, parabólica ou satélite.

Vale ressaltar que este tipo de serviço de transmissão pela rede Ipê nasceu do Grupo de Trabalho de Vídeo Digital (GTVD) da RNP. Iniciado em 2002, o GTVD teve como objetivo fornecer infra-estrutura de suporte e aplicação que explorem, ao máximo, o potencial das redes de alta velocidade no país.

Para assistir à transmissão da TV NBR, clique aqui.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.