RNP entrega nova capacidade da rede Ipê no Acre, Piauí e Maranhão
   

A segunda quinzena de setembro foi marcada por cerimônias de entrega da nova capacidade da rede Ipê nos estados do Acre (16), Piauí (20) e Maranhão (27). O intuito dos eventos foi celebrar a ampliação em 280% da capacidade agregada da rede, cujas conexões multigigabits (acima de 1 Gbps) passam a ser disponibilizadas para 24 das 27 unidades da federação, incluindo as capitais do Nordeste e Centro-Oeste e alcançando a região Norte.

Dos estados citados, o que registrou maior salto na capacidade da rede foi o Acre, cuja capacidade saltou de 6 Mbps para 3 Gbps. No estado, a solenidade aconteceu na Universidade Federal do Acre (UFAC), que sedia o Ponto de Presença (PoP) da RNP na região, e contou com a participação da reitora, Olinda Batista Assmar; do diretor geral da RNP, Nelson Simões; do diretor de Gestão, Wilson Coury; de membros do comitê gestor da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) do Acre, além de representantes de instituições de educação e tecnologia do estado.

No Piauí, a capacidade da rede foi ampliada em cerca de 900%, passando de 34 Mbps para 3 Gbps. A cerimônia aconteceu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença do reitor, Luiz Santos Júnior; da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), que sedia o Ponto de Presença da RNP no Estado, Bárbara Olímpia Ramos de Melo; do reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Carlos Alberto Pereira; do diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Tiago Serqueira; do pesquisador Jansen Santos, que representou a Embrapa; além do diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho.

Na ocasião, José Luiz explicou que “uma das vantagens da rede Ipê é possibilitar uma maior colaboração tanto dentro da cidade, quanto com outros estados do Brasil. Hoje, um pesquisador consegue de um centro de pesquisa fazer seus experimentos com um pesquisador de outra universidade, de outro estado; então, a rede traz ganho e economia de tempo, de recursos financeiros e mais qualidade e eficiência para os projetos”.

Os benefícios da ampliação da rede também foram ressaltados pelo diretor geral, Nelson Simões, durante o evento no Maranhão, que teve sua rede ampliada de 155 Mbps para 3 Gbps. “Esse avanço é importante porque permite o uso de aplicações novas, de comunicação e colaboração, que pode ser usado na transmissão de um vídeo de alta qualidade, até mesmo em qualidade maior que a full HD, por exemplo, e também para aplicações na área da saúde, como é o caso da transmissão de cirurgia, em tempo real, o que é essencial para que os profissionais possam interagir a distância”.

A entrega da nova capacidade da rede Ipê no Maranhão aconteceu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que sedia o Ponto de Presença da RNP no Estado, e contou a participação do reitor Natalino Salgado Filho, de membros do comitê gestor da Redecomep do Maranhão, além de representantes de instituições de educação e tecnologia do estado.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.