RNP lança eduroam na próxima terça-feira, durante o Fórum RNP
   
Serviço de conexão sem fio poderá beneficiar mais de 1 milhão de usuários, permitindo acesso gratuito em qualquer instituição de ensino e pesquisa do Brasil cliente do eduroam

A RNP lança no dia 14 de agosto, durante o Fórum RNP, o eduroam, serviço de conexão sem fio que permitirá acesso gratuito à Internet, em qualquer instituição de ensino e pesquisa do Brasil participante do projeto. A RNP é a organização responsável pela gestão e operação do serviço no país, que poderá beneficiar mais de um milhão de usuários nessas instituições.

O lançamento do serviço eduroam no Brasil acontece às 16h20, no Kubitschek Plaza Hotel, com a participação de Brook Schofield da TERENA (Associação Transeuropeia de Ensino e Pesquisa), José Luiz Quiroz Arroyo da INICTEL (Instituto Nacional de Investigación y Capacitación de Telecomunicaciones), Luiz Claudio Schara Magalhaes da UFF (Universidade Federal Fluminense) e Leandro Guimarães da RNP. O eduroam é uma iniciativa internacional que oferece conexão sem fio gratuita através de Single Sign On (SSO) – ou seja, a utilização de uma única credencial (login e senha) para se logar - em instituições de ensino superior e pesquisa. O acesso também será permitido no exterior, em instituições  cadêmicas que integrem a iniciativa.

Criado há dez anos, o eduroam é formado por centenas de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo. Atualmente, o serviço está presente em 54 países, estando a maior parcela na Europa,  e possui 5.637 pontos de acesso. Na América Latina, Brasil e Peru são os únicos países integrados à iniciativa eduroam internacional.
 






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.