RNP transmite videoconferência entre as faculdades de medicina da UFF e da Uerj
   

Autor: Simone Fonseca;


A RNP vai transmitir videoconferência a ser realizada entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na cidade do Rio de Janeiro. A videoconferência será realizada, via rede do Projeto Giga, no dia de 5 de maio, a partir das 11h, e poderá ser assistida pela Web. Serão utilizados equipamentos da marca Polycom doados, por solicitação da Siemens, pela empresa Huawei à Faculdade de Medicina da UFF. O evento reunirá na UFF, o Dr. Sílvio Eduardo Gomes, diretor da Faculdade de Medicina e os professores Cláudio Fainstein, Israel Figueiredo Junior, Alair Dantas, Alberto Gamal, Hamilton Figueiredo e Maria Elisa. Pela Uerj participarão o Dr. Paulo Roberto Volpato Dias e o Dr. Ronaldo Gismondi, respectivamente, diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas.

Esse recurso beneficiará, além das diversas atividades de ensino e pesquisa da Faculdade, o subprojeto Rede Avançada para Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos em Medicina, um dos 30 subprojetos que integram o Projeto Giga. Este subprojeto, que reúne a UFF, a Uerj e o Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, visa ao desenvolvimento de sistemas distribuídos complexos em telemedicina, tendo como suporte tecnologias avançadas, e a formação de recursos humanos nestas áreas. Tais sistemas devem suportar a transmissão, o armazenamento, a busca e a recuperação de informação multimídia, com qualidade de serviço fim-a-fim e segurança.

O Projeto Giga é financiado pelo Funttel tendo a Finep como agente financeiro. Ele consiste na implementação e uso de uma rede óptica experimental voltada para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados à tecnologia IP e banda larga. Sua rede foi implantada em 2004, com aproximadamente 800 Km de extensão e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10 Gbps. A rede interconecta 17 universidades e centros de pesquisa nos municípios de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O Projeto Giga usa tecnologia WDM (multiplexação óptica por comprimento de onda). Esta tecnologia associa sinais ópticos a diferentes freqüências de luz (comprimentos de onda ou lambdas), o que permite separar, dentro de um mesmo meio físico (a fibra óptica), canais diversos para tráfego de dados.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.