Representantes do UCA e do Ceibal se reúnem em Montevidéu
   

Entre os dias 16 e 19 de março foi realizado um encontro em Montevidéu para aproximar o projeto Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje en Línea (Ceibal), do governo uruguaio, e seu similar brasileiro, o Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC). A RNP apoia o MEC no UCA através do planejamento dos cenários de comunicação e computação local e remota para o projeto-piloto nas escolas de ensino básico, em iniciativa conhecida como Rede Um Computador por Aluno (Ruca).

A idéia de promover este intercâmbio de experiências e soluções técnicas entre Ceibal e UCA surgiu no final do ano passado, através do contato do Laboratório Midiacom (da Universidade Federal Fluminense, parceiro da RNP no Ruca) com o Laboratório Tecnologico Del Uruguay (Latu).

O encontro de Montevidéu incluiu reuniões tanto das equipes técnicas dos projetos, quanto dos responsáveis pela parte pedagógica, além de visitas a escolas onde o Ceibal já está instalado, entre outras atividades. A gerente da segunda fase do Ruca (Ruca2), Graciela Martins, esteve no evento representando a RNP. Para os brasileiros, o contato foi uma forma de ver como o Ceibal está sendo implantado no Uruguai e, desta forma, identificar alguns dos problemas e desafios que possivelmente o Brasil encontrará na implantação do projeto UCA.

Os quatro dias de visitas e conversas com pessoas envolvidas no Ceibal, desde técnicos a gestores do projeto no governo, mostraram a complexidade do projeto e a mobilização nacional necessária para sua implantação com qualidade e conclusão com sucesso. Além disto, levando-se em consideração que no Brasil o UCA terá dimensão mais ampla (dado o tamanho da população e do território), o desafio se mostra ainda maior. Ao final do evento, ficou claro o interesse do Uruguai em estreitar relações com o Brasil no contexto do UCA para troca de experiências tanto na área tecnológica quanto na pedagógica.

Sobre o Ruca

A segunda fase do projeto Ruca (Ruca2) foi iniciada em setembro de 2008. Em fevereiro deste ano, no escritório da RNP no Rio de Janeiro, foi realizado um workshop do projeto para a apresentação dos resultados até o momento e das perspectivas para uma possível terceira fase. A reunião contou com a participação presencial e por videoconferência de representantes do MEC, da UFF e da RNP.






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.