Rio Grande do Sul já tem 164 pontos do eduroam
   

O eduroam (education roaming) – serviço pelo qual a comunidade acadêmica usuária de internet sem fio utiliza as redes de diferentes instituições por meio de uma única credencial – já está presente em 163 pontos na cidade de Porto Alegre (RS). O dado foi divulgado pelo diretor adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes (foto), durante o IV Workshop do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS), realizado nesta quarta-feira (28/11), na capital gaúcha.

O número representa quase a totalidade dos pontos no Brasil - hoje há 168 no país. O dado, segundo Nunes, reflete os esforços do PoP-RS e das instituições – Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Universidade Federal do RS (UFRGS) – em alavancar o serviço, lançado pela RNP em agosto deste ano. “Porto Alegre fez a lição de casa e saiu na frente. É isso que nós queremos que as instituições façam: utilizem os serviços da RNP”, assinalou o diretor adjunto, acrescentando que o campus da UFRGS na cidade de Tramandaí, no litoral, também conta com um ponto do eduroam, aumentando para 164 no estado.

O eduroam é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio, dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Além da PUCRS e da UFRGS, o Museu de Astronomia (MAST), no Rio de Janeiro, e a própria RNP possuem pontos de acesso ao Eduroam. Segundo Nunes, atualmente há no mundo 7 mil pontos de acesso em 54 países, todos eles acessíveis a partir da utilização das credenciais (senha e login) usada na instituição de origem do usuário. Saiba mais sobre o serviço: www.rnp.br/servicos/eduroam.

Veja o mapa dos pontos em Porto Alegre



 






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.