Voz sobre IP chega a mais uma universidade brasileira
   

Autor: Juliana Berriel;


O serviço de voz sobre IP (VoIP), tecnologia que permite a comunicação por voz via Internet, já é realidade em mais uma universidade brasileira. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) comemorou nesta terça-feira (3) o lançamento do fone@RNP, ferramenta de telefonia IP disponibilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O lançamento oficial do VoIP aconteceu no campus da Unirio, durante evento que avaliou os dois anos de mandato da reitora Malvina Tânia Tuttman. Marcus Vinicius Mannarino, gerente de Comunicação e Marketing da RNP, esteve presente à solenidade. “A RNP disponibiliza o fone@RNP e cabe à universidade o importante papel de divulgar a existência deste serviço dentro da instituição”, destacou Mannarino, que representou o diretor geral da organização, Nelson Simões.

Para expandir a base de usuários, a RNP criou em 2005, com recursos do governo federal, o projeto VoIP4all, que tem por objetivo integrar 89 instituições ao fone@RNP, em todo o território nacional. As instituições beneficiadas foram selecionadas pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia entre as 109 usuárias primárias da rede acadêmica operada pela RNP. No Brasil, existem hoje 29 instituições conectadas ao fone@RNP, sendo 15 participantes do VoIP4all.

A Unirio participou da primeira turma do VoIP4all e agora também integra o projeto de Recuperação de Redes de Campi que disponibilizou R$ 296 mil para a modernização da rede da universidade – o que inclui aumento da velocidade de conexão dos atuais 10 Mbps para 100 Mbps.

Saiba mais sobre o fone@RNP em http://www.http://www.rnp.br/voip/

Veja a lista das instituições conectadas ao fone@RNP em http://www.rnp.br/voip/instituicoes/index.php






ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia

 


Notícias RNP em RSS

Você pode receber todas as notícias da RNP em seu computador assim que elas são publicadas, sem precisar visitar o site. O conteúdo desta área é distribuído em formato RSS.