eduGAIN

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) integra, desde dezembro de 2012, o serviço eduGAIN, que reúne, em uma rede de confiança, as federações de gestão de identidade sócias da GÉANT (Rede de pesquisa pan-européia). A organização é uma rede de alta capacidade que engloba mais de três mil instituições de ensino e pesquisa em 32 países, através de 28 redes nacionais e regionais de ensino e pesquisa.

Além do Brasil, representado pela CAFe, fazem parte da eduGAIN federações da Croácia, Finlândia, Hungria, Itália, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça. Constam também na lista de candidatos a integrar a confederação os seguintes países: República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Letônia e Holanda. A CAFe foi, portanto, a primeira federação das Américas a fazer parte desta rede de confiança.

O principal benefício para os clientes da CAFe é a possibilidade de utilizar os diversos serviços disponibilizados pelas inúmeras organizações que integram eduGAIN.

 

REFEDs

Desde março de 2011, a CAFe integra o mapa das federações de identidade mundiais de educação e pesquisa mantido pela Research andEducation Federations (REFEDS).

Assim, a CAFe se tornou a primeira federação da América Latina a ser reconhecida internacionalmente pela iniciativa, gerenciada pela Trans-European Research and Education Networking (TERENA), que articula as necessidades de federações de identidade para educação e pesquisa em todo o mundo.

Os participantes da REFEDS compartilham o interesse de desenvolver tecnologias, políticas e processos de gestão de identidade. Muitos destes representam redes nacionais de ensino e pesquisa (National Research and Education Networks – NRENS), como é o caso da RNP.