Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX)

Gerenciado e operado pela RNP, o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX), situado em Brasília, é responsável pela interconexão entre as redes que compõem a internet brasileira, permitindo a navegação eficiente entre sites governamentais, comerciais e de ensino e pesquisa. Ou seja, o FIX garante a interconexão eficiente das redes, de forma a evitar que cada uma delas precise buscar separadamente acordos para realizar troca de dados (peering).

O FIX faz parte do projeto PTTMetro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e constitui-se como o Ponto de Acesso (PIX) Federal do PTTMetro de Brasília (DF). A adesão a este PTT aumenta a velocidade e a qualidade das operações e reduz custos, pois a manutenção do tráfego é centralizada, além de aumentar a troca de tráfego e o compartilhamento de dados.

Atualmente, o FIX interconecta as redes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Departamento de Polícia Federal (DPF), Intelig, GVT, Oi, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), NET, NIC.br, Senado Federal (Prodasen), CTBC, PS5 Internet e G8 Networks, além da própria RNP.

Visite o site do FIX e conheça as políticas, vantagens, entre outras informações deste serviço. As instituições que desejarem conectar-se ao FIX deverão estar de acordo com as regras para adesão, assim como preencher a Carta de Intenções.

 

Veja também:


Documentos relacionados:

Carta de Intenções
formato: application/pdf
data: 15.03.2011 

Notícias relacionadas:

YAWL Internet conta agora com conexão de 1 Gbps com o Ponto de Troca de Tráfego
PS5 Internet estabelece conexão de 30 Mbps com o Ponto de Troca de Tráfego
Conexão consolida o Ponto de Troca de Tráfego como um dos quatros maiores do Brasil
Novos serviços e telepresença também foram detalhados