Encaminhamentos de chamadas VoIP

fone@rnp é o nome do serviço que permite o encaminhamento de chamadas entre instituições clientes da RNP utilizando tecnologia VoIP (Voz sobre IP).

Por meio desse serviço, potencialmente todos os usuários das instituições clientes que compõem essa rede conseguem se comunicar por voz (via telefone comum, telefone IP ou softphone) pela Internet ou pela rede IPÊ. No entanto, a disponibilização do serviço para o usuário final, bem como a manutenção dos recursos locais, é atribuição das instituições clientes.

Esse é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Porém, mais do que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de Internet.

Como todo serviço da RNP, o fone@rnp está submetido a uma política de uso específica. As informações técnicas estão disponíveis no seu guia do usuário.

Características

Até 2007, o encaminhamento de chamadas da RNP utilizava o protocolo H.323. Porém, a partir deste ano, esse serviço passou a ser disponibilizado também para o protocolo SIP - que já era utilizado para chamadas locais e que deverá substituir o H.323.

Até 2012, para utilizar o fone@RNP, era necessário discar para um ramal especifico (IVR - interactive voice response) para depois, a partir dele, discar o número de destino. Com a distribuição do fone@RNP 2012, a utilização do serviço passou a ser transparente, ou seja, o usuário disca o número destino normalmente e o fone@RNP é que se encarregará de analisar o número destino e direcionar pelo canal de menor custo, proporcionando assim um uso bastante superior e uma maior potencialidade de economia para a instituição.

Além do encaminhamento de chamadas, o fone@rnp implica também uma padronização, que é seguida por todas as instituições clientes por meio de um conjunto de programas disponibilizados pela RNP durante o processo de homologação.

Utilização

Se você faz parte de alguma das instituições clientes que compõem a rede VoIP da RNP, procure o responsável local pelo serviço para solicitar acesso e informações específicas sobre como utilizá-lo.

Se sua instituição ainda não faz parte do serviço e se, de acordo com a política de uso, ela está habilitada a utilizá-lo, entre em contato com a gerência de serviços da RNP pelo e-mail sd@rnp.br ou pelo telefone (61) 3243-4330(61) 3243-4330.

 


Documentos relacionados:

Política de Uso
Definição e regras de uso do serviço
formato: application/pdf
data: 25.09.2013

Notícias RNP

RNP na mídia

Sala de imprensa

Publicações

Documentos

RSS da RNP