ICPEDU

A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) consiste na implantação de uma infraestrutura de criação de certificados digitais e chaves de segurança, aplicados em autenticação, assinatura digital e sigilo, dentro do ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), Unidades de Pesquisa (UPs) e demais instituições de ensino.
 
A utilização de certificados digitais pelas Ifes e UPs confere credibilidade aos serviços e processos administrativos das instituições, bem como garante a identidade de seu portador. Além disso, permite que processos sejam executados com maior eficiência e agilidade, resultando em economia de tempo e dinheiro.
 
As organizações usuárias da ICPEdu podem emitir gratuitamente seus próprios certificados digitais, que funcionam como assinaturas eletrônicas para pessoas e serviços. O usuário obtém um certificado emitido pela instituição, o qual é reconhecido pelos demais membros da rede. A partir do reconhecimento do certificado, ele pode assinar documentos de forma segura e confiável.
 
As soluções técnicas, ferramentas e equipamentos aplicados na implantação da ICPEdu são resultados de estudos iniciados em 2003, desenvolvidos por Grupos de Trabalho (GTs) da RNP. Em 2007, a ICPEdu foi lançada em caráter experimental, envolvendo um pequeno número de instituições. Em 2010, após sua formatação e estruturação como serviço para produção, passou a integrar o Catálogo de Serviços da RNP.